A partir desta sexta-feira (21), eleitores que possuem pendências com a Justiça Eleitoral poderão ter seus títulos cancelados. A estimativa é de que mais de 4.100 pessoas sejam afetadas pela medida nos três municípios de abrangência da 18ª Zona eleitoral que são Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu.
De acordo com Ricardo Patrício, chefe da 18ª Zona Eleitoral, esta é a última semana para que os eleitores regularizem sua situação.
“Nós estamos na última semana para a regularização das pessoas que deixaram de votar nas eleições passadas”, reforça.
Mesmo com os anúncios nos veículos de comunicação locais, a procura pela regularização ainda é baixa. A Justiça Eleitoral alerta que o cancelamento do título pode gerar impedimentos para emissão de passaporte, posse em cargos públicos e obtenção de crédito junto a instituições financeiras.
“É um prejuízo muito grande à pessoa, claro que eles podem se regularizar o ano inteiro para que não deixem seu título cancelar, mas a gente pede que eles venham regularizar o mais rápido possível para não perder benefícios, nem se prejudicar na sua vida civil.” Afirma Ricardo Patrício.
O processo de regularização é simples. Basta comparecer ao polo regional da 18ª Zona Eleitoral, localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, no Centro de Altamira, portando RG, CPF, comprovante de residência e, se possível, o título de eleitor antigo. O cartório eleitoral funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
”Eu sempre busco votar, independente da situação, porque não é bom ficar pendente com a justiça eleitoral.” Diz Bárbara Sousa.