Na sessão ordinária desta semana na Casa de Leis de Altamira, o vereador Roni Heck trouxe à plenária o pequeno Matheus, morador de Castelo de Sonhos, diagnosticado com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD). A doença genética causa fraqueza muscular progressiva e, geralmente, a partir dos 13 anos, torna-se necessário o uso de cadeira de rodas.
O vereador destacou que a única vacina que minimiza os impactos da DMD está disponível apenas nos Estados Unidos e possui um alto custo. Diante disso, pediu apoio para a aquisição do medicamento. O vereador Loredan Melo já se colocou à disposição para buscar a medicação por meio de ações judiciais.
Ainda na sessão, o vereador Silvano Fortunado apresentou o Projeto de Lei nº 009/2025, que propõe o controle de ruídos emitidos por motocicletas e veículos similares, permitindo que o município tome medidas legais para coibir excessos.
Já o vereador Tercio Brito indicou um projeto que altera o horário das sessões, sugerindo que passem a ocorrer às quintas-feiras, às 19h, com duração de 2h20. A proposta também prevê a participação on-line de vereadores que estiverem em viagem. O objetivo da mudança é permitir que a população que trabalha em horário comercial tenha a oportunidade de acompanhar e participar da plenária de maneira efetiva.
Além dos projetos de leis, várias indicações feitas pelos demais vereadores presentes, para melhorar a saúde, a educação e a infraestrutura do município.
Por Michelly Araújo