Cartão postal de Belém e do estado do Pará, o Mercado Ver-o-Peso completa 398 nesta quinta-feira (27). A data é celebrada com uma programação especial que contará com o tradicional bolo de aniversário, que este ano mede 6 metros e será servido em frente ao Solar da Beira.
Como parte da programação de aniversário serão disponibiizado atendimentos de saúde - vacinação contra influenza, febre amarela, tríplice viral, tétano, aferição de pressão arterial, oximetria, glicemia, testes rápidos de HIV e sífilis, distribuição de preservativos masculinos e femininos. O recadastramento de permissionários e vistorias nas obras de reforma e revitalização do complexo, que estão em andamento, também serão realizadas.
Na manhã de hoje, o prefeito de Belém, Igor Normando, e o vice-prefeito, Cássio Andrade, farão uma inspeção nos espaços do Ver-o-Peso que rebem obras de melhorias. Em seguida, haverá apresentações culturais com DJ Dinho, grupos folclóricos e atrações musicais.
HISTÓRIA
Complexo do Ver-o-Peso é considerado a maior feira a céu aberto da América Latina. Ele marca quase quatro séculos de vida como um dos principai pontos turísticos da capital paraense e considerado a Sétima Maravilha do Brasil. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), entre permissionários cadastrados e ambulantes não cadastrados são cerca de 2.400 pessoas trabalhando no complexo em diferentes áreas, entre as quais alimentação, artesanato, aves, açaí, ervas medicinais, farinha, frutas, maniva, marisco, polpa de frutas e tucupi.
Ainda segundo a Sedcon, cerca de vinte mil consumidores passam diariamente pelo Ver-o-Peso, movimentando anualmente em torno de R$ 360 milhões. O Ver-o-Peso funciona 24 horas e se estende por um complexo arquitetônico e paisagístico de 25 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas. O conjunto arquitetônico e paisagístico foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1977.
O complexo passou por duas grandes reformas. A primeira foi em 1985, na gestão de Almir Gabriel, com melhorias no Mercado de Ferro, no Solar da Beira - transformado em restaurante e espaço cultural -, na Praça do Pescador e, na feira livre. Também ocorreu a construção da Praça dos Velames e a montagem de barracas padronizadas. Em 1998 e 2002, a segunda reforma ocorreu em etapas, na gestão municipal de Edmilson Rodrigues, com intervenção geral na feira, contemplando aspectos paisagísticos do local e qualificando os feirantes. E agora passa por obras de restauração na gestão do prefeito Igor Normando.