Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (2/4), revela que 62% dos entrevistados pensam que o presidente da República, Luloa (PT), não deveria se candidatar à reeleição em 2026. Há 35% que acreditam que Lula deve ser candidato, e 3% não souberam ou não responderam. O percentual dos que acreditam que ele não deve se candidatar é o maior desde que a pesquisa começou a ser feita, em julho de 2024, quando era de 53%. O índice passou para 58% em outubro de 2024 e para 52% em dezembro de 2024.
Nesta quarta-feira (2), Lula declarou a senadores da base aliada que pretende disputar a reeleção ano que vem. Segundo os senadores, o petista afirmou que está cuidando da saúde, fazendo exercícios e mantendo a forma para ser candidato, ele disse ainda que vai mergulhar na articulação e prometeu atenção especial aos senadores.
Mas o cenário mostra um cenário adverso ao petista. Os eleitores que acreditam que Lula deve se candidatar em 2026 somavam 45% no primeiro levantamento, reduziram para 40% em outubro de 2024, voltaram aos 45% em dezembro de 2024, e, na última parcial, somaram 35%.
O levantamento da Quaest foi realizado de 27 a 31 de março e ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais. A margem de erro é estimada em 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi realizado presencialmente com a aplicação de questionários “estruturados”.
O resultado desta quinta aparece em um momento de queda na popularidade do mandatário. A reprovação do petista chegou a 56%, o pior índice do mandato, após despencar 7 pontos percentuais em relação ao questionário anterior, conforme levantamento Genial/Quaest divulgado na quarta-feira (2/4). Na pesquisa, consta que Lula tem aprovação de 41%.