O Projeto de Estruturação de Salas de Parto e Implantação de Salas de Estabilização Neonatal promoveu, nos dias 27 e 28 de março, a capacitação de 58 profissionais de saúde dos municípios de Altamira, Vitória do Xingu e Brasil Novo, na região do Xingu. O foco foi a qualificação em cuidados neonatais, para fortalecer a assistência prestada ao recém-nascido desde o momento do parto.
Participaram do treinamento médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas que atuam nas salas de parto do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em unidades de saúde municipais e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A ação faz parte do projeto desenvolvido desde 2020 pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A iniciativa visa garantir atendimento seguro e qualificado ao recém-nascido por meio da capacitação de profissionais e da adequação das estruturas físicas das maternidades, conforme as exigências da Portaria nº 371/2014, do Ministério da Saúde.
"A capacitação ocorre em todos os turnos das maternidades, para que todos os profissionais que atuam diretamente na sala de parto estejam preparados para receber o bebê", explicou a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Ana Cristina Guzzo. "Durante a formação, também realizamos uma avaliação da estrutura física e dos equipamentos disponíveis na unidade, verificando se estão de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde", acrescentou.
Segundo Guzzo, este segundo ciclo de capacitações já alcançou mais seis maternidades, e a última etapa está prevista para ocorrer em Abaetetuba, ainda em abril. Até o momento, o curso foi realizado em 13 municípios paraenses.
"Nosso objetivo é que todos os municípios normatizem suas condutas em relação aos cuidados neonatais durante o parto, à estabilização imediata após a reanimação do bebê e ao transporte adequado, quando necessário", reforçou a coordenadora.
Fonte: Agência Pará