China reage e vai impor tarifa de 84% sobre produtos dos EUA

O anúncio ocorre no mesmo dia em que passa a valer uma tarifa extra de 50% sobre importações chinesas que entram nos Estados Unidos

09/04/2025 07h47 - Atualizado há 2 semanas

O Ministério do Comércio da China anunciou nesta quarta-feira (9) que irá aumentar a tarifa adicional sobre produtos americanos de 34% para 84%, como resposta à taxa adicional de 50% que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs sobre bens chineses e que entrou em vigor hoje.

A China colocou mais 12 empresas americanas em uma lista de controle de exportação, de acordo com o ministério, e irá apresentar uma queixa à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas adicionais de 50% que o governo americano impôs nesta semana.

A nova tarifa representa uma alta de 50% sobre os 34% que já haviam sido anunciados pelo governo chinês na semana passada. Os percentuais acompanham as taxas impostas pelos EUA.

O anúncio acontece no mesmo dia em que entra em vigor uma tarifa extra de 50% sobre as importações chinesas que chegam aos EUA — o que elevou a alíquota total do país asiático a 104%.

A guerra tarifária entre as duas maiores economias do mundo se intensificou na semana passada, após o anúncio das tarifas recíprocas prometidas pelo presidente americano, Donald Trump.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp