Mesários e mesárias têm direito à isenção de taxa de concurso da Seduc-MT

O Governo do Estado de Mato Grosso publicou edital para provimento de cargos de professor da educação básica e, entre as novidades do certame

Michelly Bertoldo - diariodoxingu.com
09/04/2025 15h11 - Atualizado há 2 semanas
Mesários e mesárias têm direito à isenção de taxa de concurso da Seduc-MT
ASCOM/Divulgação
Assessoria

O Governo do Estado de Mato Grosso publicou edital para provimento de cargos de professor da educação básica e, entre as novidades do certame, está a isenção da taxa de inscrição para quem atuou como mesário ou mesária da Justiça Eleitoral. O benefício está previsto no item 5.1.3 do edital, com base na Lei Estadual nº 11.238/2020.

 

De acordo com a legislação, têm direito à isenção os eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso que tenham prestado serviços por, no mínimo, dois eventos eleitorais – podendo ser eleições, plebiscitos ou referendos. Para comprovar essa atuação, é necessário apresentar certidão expedida pelo TRE-MT, que pode ser emitida diretamente no site do Tribunal.

 

Clique aqui para solicitar a certidão de trabalhos eleitorais.

 

Além da isenção em concursos (quando prevista em lei ou regulamento da instituição organizadora), os mesários voluntários também têm outros benefícios garantidos: dois dias de folga no trabalho para cada turno em que atuarem (incluindo dias de treinamento); e vantagem de desempate em concursos públicos, se previsto no edital.

 

A atuação dos mesários e mesárias é fundamental para o sucesso das eleições. Somente em Mato Grosso, cerca de 44 mil pessoas se voluntariam a cada pleito, contribuindo para que o processo eleitoral aconteça de forma segura, organizada e democrática.

 

A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro agradece e reconhece a importância de cada cidadão e cidadã que decide fazer parte dessa missão.

 

“O trabalho voluntário dos mesários representa o verdadeiro espírito democrático. São pessoas que doam seu tempo, com responsabilidade e compromisso cívico, para garantir que o voto de cada eleitor e eleitora seja respeitado. Sem essas milhares de mãos colaborando, não seria possível realizar eleições com a eficiência e a lisura que o povo mato-grossense merece”, destaca.

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp