100 dias de um novo tempo: Altamira vive uma nova realidade com a Prefeitura transformando sonhos em ações.
Em apenas 100 dias de gestão, o governo ‘Renovação, União e Trabalho’ tem dado passos firmes rumo a uma cidade justa, limpa, organizada e com oportunidades para todos.
Ações concretas estão sendo realizadas para transformar a vida das pessoas e resgatar o orgulho de ser altamirense.
Confira alguns dos destaques que já marcaram o início desse novo tempo!
100 dias de mais oportunidades para o povo
A Prefeitura lançou o programa ‘Cartão Solidário’, maior programa socioassistencial da história de Altamira, garantindo segurança alimentar para milhares de famílias em situação de vulnerabilidade.
São R$ 300 reais mensais para ajudar a colocar comida na mesa e levar dignidade a quem realmente precisa, além da oferta de capacitações e cursos profissionalizantes.
O benefício vai ajudar e muito a vida de dona Sandra Batista de Barros, de 40 anos, moradora do bairro Jardim Independente I, uma das contempladas na primeira etapa. “Receber esse cartão é sentimento maravilhoso, vai me ajudar muito. Eu que faço o tratamento de CA, vai ajudar muito, vou comprar muitos alimentos com esse cartão. Agradeço a Prefeitura por esse apoio do Cartão Solitário que está dando pra gente”, afirmou.
Além disso, mais de 3 mil pessoas foram atendidas pelos Restaurantes Populares, mantidos pela Prefeitura, ampliando o acesso à alimentação de qualidade a preços acessíveis.
O mototaxista Glauton Gomes, de 48 anos, não perde a oportunidade de comer bem e economizar nos estabelecimentos. “Eu gosto muito de frequentar os restaurantes, o prefeito teve um olhar cuidadoso para essa situação, e agora só quem ganha é a população. A comida aqui é uma das melhores: saborosa e barata”.
100 dias de uma cidade limpa e bem cuidada
Com a operação Altamira Limpa, mais de 200 ruas já foram zeladas com serviços de roçagem, capina, remoção de entulhos, varrição e terraplanagem. Nossa querida Princesinha do Xingu volta a brilhar com beleza e organização.
Já foram atendidos os bairros: Centro, Recreio, Esplanada do Xingu, Jardim Independente I e II, Sudam I e II, Santa Benedita, Aparecida, Carroceiros, São Domingos, Boa Esperança, Brasília, Bela Vista, Parque Ypê, Jardim Primavera, Mutirão e Jatobá.
100 dias de avanços na Educação
No início do ano, a realidade era desafiadora: manifestações, salários atrasados e uma gestão anterior que desvalorizava os profissionais da educação. Mas em pouco tempo tudo mudou.
Com responsabilidade e respeito, a nova gestão da Prefeitura na Educação quitou os salários atrasados, pagou o piso nacional do magistério e iniciou um novo ciclo de valorização profissional.
Mais de 600 profissionais foram convocados por meio de um processo seletivo transparente, incluindo professores recém-formados.
“É de grande importância esse processo seletivo dando oportunidade de cotas para os professores recém-formados. Quando eu me formei, meu sonho era esse, ir para a sala de aula“, celebrou a professora Maria.
O ano letivo começou pontualmente, com planejamento e estrutura. Quem ficou toda contente com a volta às aulas logo no início de fevereiro foi a pequena Layze Vitória Lereno, de 8 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ideal, situada no bairro Água Azul. “Eu tô muito feliz em voltar pra escola, porque eu revi meus amigos. A mamãe também comprou meus materiais e eu fiquei muito feliz”.
A merenda escolar voltou a ter qualidade, com acompanhamento nutricional, e o transporte escolar ganhou reforço com novos veículos, rotas e capacitação de motoristas e monitores.
A maior Jornada Pedagógica da história de Altamira formou mais de 800 professores, fortalecendo a rede com formação continuada.
A educação inclusiva também avançou: 29 salas de recursos multifuncionais foram ativadas, e mais de 400 profissionais receberam capacitação para atendimento especializado.
Com o mutirão de limpeza nas escolas, os ambientes de ensino foram totalmente preparados para receber mais de 24 mil alunos da rede pública municipal de ensino.
100 dias de um novo tempo na Saúde
A saúde de Altamira está sendo reconstruída com investimentos e uma gestão eficiente. No Hospital Geral de Altamira (HGA), foram realizados mais de mil procedimentos cirúrgicos e implantados novos leitos para atender a população.
A dona de casa Ideneide Costa conseguiu realizar uma cirurgia oftalmológica graças aos mutirões realizados no HGA. “Eu esperava esse momento há dois anos, mas agora, graças a Deus me chamaram, agradeço ao prefeito. Eu estou muito feliz, porque eu não tinha a condição de fazer essa operação e vou fazer de graça”, comemorou.
As Unidades Básicas de Saúde dos bairros Jatobá, Brasília e Bela Vista, estão funcionando com horário noturno, facilitando o acesso ao atendimento.
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), desde o início do ano, já foram atendidas 23.158 pessoas de Altamira e região.
Já no Centro de Apoio em Diagnóstico, foram realizados 47.865 exames. Também foram entregues dezenas de novos equipamentos.
Os aparelhos beneficiaram milhares de pessoas, entre elas, a dona de casa Danielly Rodrigues. “Ia fazer três meses que eu estava esperando esse exame e só agora eu consegui. Esses novos aparelhos vão ajudar muita gente e agora vai ser tudo muito rápido”, disse aliviada.
100 dias de incentivo ao campo e ao Meio Ambiente
Com o projeto ‘Refloresta Altamira’, a Prefeitura promoveu duas grandes ações de reflorestamento, entregando 126 mil mudas de cacau e açaí para os agricultores e produtores rurais, incentivando a produção sustentável e valorizando o homem e a mulher do campo.
O projeto está contribuindo para que a agricultora Iranilde Teles de Holanda Matias, veio do Travessão da Terra Preta, na Gleba Assurini, tenha uma produção cada vez maior na sua propriedade. “Isso pra nós agricultores é uma honra, porque isso é um incentivo muito grande, porque facilita mais a nossa vida e incentiva os pequenos agricultores a plantar cada vez mais”.
100 dias em que Altamira voltou a ser vista pelo Brasil
Com resgate da cultura e da tradição, Altamira reviveu a alegria do seu carnaval de rua, que há oito anos não era celebrado. O Altafolia 2025 reuniu mais de 30 mil pessoas em quatro dias de festa, tornando-se o maior carnaval da história da cidade.
A cidade voltou a sorrir e não foi só com a folia. O evento gerou emprego e renda para milhares de pessoas. Dono da barraca “Alex & Drinks”, Alexandre investiu na venda de batidas e coquetéis misturando frutas e bebidas alcoólicas e o resultado foi o melhor possível: dinheiro no bolso. “Desde o primeiro dia estou aqui e está sendo muito bom. Tá dando um bom dinheiro! O Altafolia foi excelente para nós vendedores!“, afirmou.
100 dias de Renovação, União e Trabalho
Esse é apenas o começo de um novo capítulo para Altamira. A gestão permanece comprometida e ouvindo a população, valorizando e respeitando os servidores e entregando muitos benefícios para todos.
Altamira vive um novo tempo, e você faz parte dessa transformação.
Texto: Antonio Luiz Ferreira
Fotos: Júnior Soares, Ezequias Alves, Victor Moraes e Alicia Lima.