No próximo dia 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas do Brasil, Altamira será palco do lançamento de um documentário histórico: “Raízes da Celebração”, que narra a trajetória de um dos povos mais antigos e guerreiros da região do Xingu. O evento será realizado no Teatro Municipal Jarbas Passarinho, ao lado do Cinema Lúcio Mauro.
Produzido durante o Festival Berê Xikrin: Kwyrykangô, o documentário resgata a história, a cultura e a importância dos indígenas do povo Mẽbêngôkre Xikrin, revelando a força, a organização e a riqueza cultural desse povo. As gravações ocorreram em abril de 2024, na Terra Indígena Trincheira Bacajá.
O festival reuniu mais de 300 indígenas de 16 aldeias Xikrin, que apresentaram danças tradicionais, cantos, pinturas corporais e outras expressões culturais, celebrando a fertilização da mandioca — o Kwyrykangô, que significa “festa da mandioca”. Patrocinado pela Equatorial Pará, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o evento promoveu o encontro entre saberes e tradições de diferentes origens.
“O festival representou o resgate de uma história que faz parte da nossa formação cultural e que, infelizmente, muitas vezes não é conhecida pelas novas gerações. É nosso dever realizar esse resgate, mostrar o quanto essa história é rica e diversa, para que todos possam não apenas conhecer, mas se encantar e entender como chegamos até aqui. A Equatorial Pará se orgulha de fazer parte desse processo e de ter contribuído para a realização do festival”, destacou Leonardo da Mata, gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial.