Hospital atualiza estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira

Ele está em recuperação de uma cirurgia de 12 horas para tratar uma obstrução intestinal e seu quadro de saúde é de evolução positiva

16/04/2025 11h10 - Atualizado há 1 semana

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, após ser submetido a uma cirurgia no último domingo (13/4) para tratar uma obstrução intestinal.

De acordo com boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (16), ele continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Bolsonaro encontra-se com boa evolução clínica, sem dor, sangramentos ou outras intercorrências. Mantém programação de fisioterapia motora (caminhada fora do leito) e respiratória. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.”

O que é obstrução intestinal?

  • A obstrução intestinal é caracterizada pelo bloqueio parcial ou total da passagem dos alimentos digeridos pelo intestino.
  • Essa condição pode ser provocada por diferentes fatores, como tumores, hérnias, inflamações, intoxicações, ou pelas chamadas bridas intestinais.
  • Os principais sintomas incluem inchaço abdominal, prisão de ventre, dificuldade para eliminar gases, náuseas, vômitos e dor abdominal em forma de cólica.
  • No caso de Bolsonaro, o problema está associado às cirurgias feitas após o atentado de 2018, o que favorece a formação dessas aderências.

O procedimento, que durou aproximadamente 12 horas teve como objetivo a remoção de aderências intestinais - conhecidas como bridas — e a reconstrução de parte da parede abdominal. Essas alterações são comuns em pacientes que passaram por cirurgias abdominais anteriores e podem causar dor, obstruções e outros sintomas.

APARIÇÃO

O ex-presidente publicou uma mensagem nesta terça-feira (15). Ele agradeceu aos amigos por respeitarem o que chamou de "momento delicado" da sua recuperação. Apenas familiares e a equipe médica têm autorização de visitá-lo no quarto da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Isso é essencial para evitar conversas e estímulos que possam causar dilatação e até mesmo descolamento da parede abdominal", escreveu.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp