A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebeu do Serviço Social da Indústria (Sesi), nesta terça-feira, 15 de abril, Kits de robótica para os alunos Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Kirinapan Kuruaya, no bairro Tavaquara.
Também foram entregues kits de robótica, que passam a fazer parte da rotina educacional dos estudantes da unidade de ensino.
A escola atende crianças e adolescentes das comunidades indígenas Xipaya, Kuruaya, Juruna e Parakanã, além de filhos de ribeirinhos e pescadores da região, representando um importante espaço de inclusão e diversidade.
Para o estudante Diogo da Silva Pinheiro, de 15 anos, a robótica já começa a transformar realidades. “Vários de nós já estão estudando e trabalhando neste campo, viajando e aprendendo cada vez mais”, afirmou.
O professor Rafael, que atua na escola, celebrou o avanço. “É gratificante ver como a tecnologia está impactando positivamente a vida dos nossos alunos, muitos deles indígenas e ribeirinhos. Contamos aqui com cinco etnias diferentes, e fico muito feliz com o empenho da prefeitura em tornar esse projeto realidade. Agora nossos alunos têm uma estrutura adequada para desenvolver ainda mais seus conhecimentos.”
O evento contou com a presença do prefeito de Altamira, Loredan Mello, do presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho, do superintendente do SESI Pará, Dário Lemos, e do presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior.
Durante o evento, o prefeito Loredan Mello destacou o compromisso da gestão com os povos originários e anunciou um novo passo importante. “Estou honrado em fazer parte desse avanço. Um dos lemas da nossa gestão é a união, e temos priorizado políticas voltadas aos povos indígenas. Já incluímos na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de Altamira a criação da Secretaria Municipal dos Povos Originários para o próximo ano. Isso representa um grande avanço e permitirá uma articulação direta com as secretarias estadual e federal.”
A iniciativa reforça o papel da educação tecnológica como ferramenta de transformação social e inclusão, principalmente em regiões com grande diversidade cultural e geográfica como Altamira.
Texto: Lívia Alfaia / Ascom PMA
Fotos: Mateus Luz / Ascom PMA