O Departamento de Trânsito do Estado (Detran), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou em Altamira, os Cursos de Formação e Atualização de Profissionais Mototaxistas. A iniciativa tem como objetivo capacitar e habilitar os condutores para o exercício da profissão com mais segurança e responsabilidade no trânsito.
A capacitação, que ocorreu na sede do Sindicato dos Mototaxistas de Altamira (Sindimoto), localizada na Rua Deoclides de Almeida, reuniu diversos profissionais da cidade. Durante o treinamento, os participantes receberam orientações sobre transporte de passageiros, legislação de trânsito, ética profissional, prática veicular e condução segura.
De acordo com a Resolução Nº 410 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os mototaxistas devem realizar o curso de atualização a cada cinco anos, para se manterem atualizados quanto às normas de trânsito e boas práticas na condução de passageiros.
Já para quem deseja ingressar na profissão, é obrigatório passar pelo curso de formação, que oferece conteúdo teórico e prático, preparando os novos profissionais para atuarem de forma segura e legalizada.
Luiz Cardoso, presidente do Sindimoto, destacou a importância da parceria com o Detran. “Esse curso é um obrigatório amparado por lei, sem ele atualizado a gente não consegue trabalhar, não consegue nem pagar os documentos da moto, então ele é de suma importância para nós”, afirmou
Por: Michelly Araujo