“Quero agradecer muito pelo sorteio! Eu ganhei uma geladeira nova e não é que a conta de energia baixou mesmo? ”, contou o vendedor ambulante Francisco Roberval, de Altamira, no sudoeste do Pará. Trabalhando na orla da cidade, ele acompanhou de perto mais um sorteio de geladeiras promovido pelo E+ Caravana da Equatorial, realizado em março, encerrando o ciclo do 1º semestre do programa em 2025.
Francisco participou de três edições da ação. Sempre que as inscrições abriam, ele se inscrevia e ficava na torcida. Até que, em 2024, a sorte bateu à porta — e a geladeira nova também. “Agradeço muito por esse sorteio. Desde que a geladeira chegou em casa, minha conta de energia caiu pela metade. É bom demais! A gente trabalha, tem conta pra pagar, então qualquer economia faz diferença. Obrigado à Equatorial, agradeço demais mesmo!”, disse emocionado.
A troca de geladeiras é uma das iniciativas do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Energia e já contemplou mais de 600 pessoas na região do Xingu, nos últimos dois anos. Com base nas análises realizadas pela Equatorial, é esperada uma redução média de até 30% na conta de energia dos beneficiados. “Ouvir depoimentos como o do senhor Francisco reforça a importância do programa. A geladeira é um eletrodoméstico essencial, mas muitas famílias mantêm aparelhos antigos por anos, por não terem condições de adquirir um novo. Ajudamos essas pessoas a economizar energia e manter as contas em dia”, destacou Leonardo da Mata, gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará.
Em 2025, em menos de três meses, quatro edições do E+ Caravana passaram por Uruará, Anapu, Gurupá e Altamira, com o sorteio de 200 geladeiras. A logística é complexa, envolvendo equipes técnicas, transporte de equipamentos, montagem e produção dos eventos. Além disso, o programa valoriza a economia local, com a contratação de produtores, artistas e equipes de apoio nas cidades visitadas, gerando renda para centenas de pessoas.
“O Programa de Eficiência Energética é fundamental para o nosso compromisso social. Ao promover o consumo consciente, ajudamos os clientes a terem mais qualidade de vida e reafirmamos nosso papel como prestadora de um serviço essencial com responsabilidade”, conclui Leonardo.
Um ano após ser sorteado, Francisco segue sua rotina na orla vendendo pipoca e já está animado para a próxima edição. “Já ganhei minha geladeira, agora quero que outras pessoas ganhem também. E com esses shows aqui, ainda vendo minha pipoca... bom demais moço! ”, finaliza, sorrindo.