Evento em Altamira celebra o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

A data celebra os 23 anos da Lei nº 10.436/2002, que reconhece oficialmente a Libras como forma de comunicação no Brasil

Michelly Bertoldo - diariodoxingu.com
25/04/2025 14h27 - Atualizado há 4 dias
Evento em Altamira celebra o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais
Divulgação PMA

Em Altamira, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi celebrado com carinho, respeito e um forte sentimento de pertencimento. O evento reuniu vozes, gestos e histórias que destacam a importância da Libras como instrumento de comunicação e também como expressão de identidade e cidadania.

A iniciativa foi realizada pela Associação de Surdos de Altamira, Xingu e Transamazônica (Asaxt), com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Semed) e da Secretaria de Assistência e Promoção Social (Semaps), nesta quinta-feira, 24 de abril.

A data celebra os 23 anos da Lei nº 10.436/2002, que reconhece oficialmente a Libras como forma de comunicação no Brasil — uma conquista fundamental na luta por direitos, dignidade e inclusão das pessoas surdas.

Atualmente, a rede pública municipal de ensino de Altamira conta com 12 alunos surdos. Para Andréia Pontes, chefe da Divisão da Educação Especial e Inclusiva, a criação da Asaxt representou mais um espaço de convivência e inclusão para os alunos. “Essa associação é um grande ganho para a cidade, para que eles possam conseguir mais os seus direitos, para que eles possam continuar em busca do que eles mais almejam. A gente vem apoiando a cada dia a melhora para uma educação inclusiva. E dentro disso, os surdos hoje contam com o nosso auxílio aos nossos alunos que são surdos”, afirmou.

A programação contou com rodas de conversa, palestras e momentos de escuta ativa. Foram debatidos temas importantes como a lei n° 10.436/2022 e seus desdobramentos na inclusão de pessoas surdas e os direitos da pessoa surda e o papel da advocacia. Também houve exposição de materiais bilíngues e o anúncio de novas políticas públicas voltadas à acessibilidade.

O evento também abordou os benefícios da fundação de uma nova associação de surdos em Altamira. “A importância desse evento é de convidar toda a comunidade surda, de termos uma outra associação, por exemplo, a associação Adepix. A Semaps e a Semed, todas essas organizações estão nos apoiando, vendo a importância da Libras para a comunidade surda”, gesticulou Welliton Pinheiro, presidente da Asaxt.

A inclusão tem sido uma das principais prioridades da gestão municipal, que vem promovendo e apoiando diversas iniciativas voltadas para esse tema. Entre as ações, destaca-se o fortalecimento da Divisão da Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (Semaps), que tem ampliado suas atividades e alcançado cada vez mais pessoas.

É muito importante para que possamos dar voz e vez, através da Libras, para a comunidade surda. Essa inclusão se faz necessária, é um compromisso do nosso governo ‘Renovação, União e Trabalho’. O apoio dessa gestão atuante e inclusiva, que em menos de 100 dias, nós já fizemos quatro eventos grandes para a inclusão, voltados para a inclusão, e isso mostra o compromisso do nosso governo”, pontuou Naira Gomes, chefe da divisão.

Fonte: Prefeitura de Altamira 


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp