Bolsonaro faz exames em hospital de Brasília após crise de falta de ar e soluços

A previsão é de que ele permaneça na unidade de saúde pelas próximas oito horas

O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou ao Hospital DF Star, na Asa Sul, para fazer exames médicos na manhã desde sábado (16). A previsão é de que ele permaneça na unidade de saúde pelas próximas oito horas. Ele foi recebido por um grupo de apoiadores que aguardava na entrada, entoando cantos religiosos, orações e palavras de incentivo. Muitos exibiam bandeiras do Brasil e vestiam camisetas da seleção.

Segundo aliados e familiares que estiveram com ele, o ex-chefe do Palácio do Planalto voltou a apresentar crises de soluços e episódios de dispneia (falta de ar) nos últimos dias. O quadro clínico é atribuído a uma esofagite provocada pelo procedimento realizado no abdômen, em abril.

De acordo com um dos médicos que acompanha a saúde de Bolsonaro, ele apresentou dificuldades para completar frases na última quarta-feira por causa da falta de ar. Segundo o filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a situação de saúde do pai apresentou piora nos últimos dias.

Entre os exames, estão coleta de sangue e urina, endoscopia e tomografia. “A depender dos resultados, poderão ser indicadas complementações diagnósticas e/ou medidas terapêuticas adicionais”, diz a solicitação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro Alexandre de Moraes autorizou a saída de Bolsonaro e exigiu a apresentação do atestado de comparecimento do ex-presidente ao hospital em até 48 horas após a saída. Ele está em prisão domiciliar por descumprir medidas cautelares num processo em que é acusado de uma suposta tentativa de golpe de Estado por comandar uma organização criminosa armada.