Ministério da Saúde quer incorporar vacina contra Chikungunya no SUS

Órgão encaminhará o pedido à comissão que autoriza as inclusões

Michelly Bertoldo - diariodoxingu.com
15/04/2025 13h17 - Atualizado há 2 semanas
Ministério da Saúde quer incorporar vacina contra Chikungunya no SUS
© TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL

Ministério da Saúde vai solicitar que a vacina contra a Chikungunya seja incorporada ao SUS. Ela foi desenvolvida pelo Instituto Butantan, maior produtor de imunizantes e soros da América Latina e principal produtor de imunobiológicos do Brasil. 

O registro da vacina, autorizado a ser aplicado no país na população acima de 18 anos, foi aprovado nessa segunda-feira (14) pela Anvisa. 

O Ministério vai encaminhar o pedido à Conitec, comissão que avalia a inclusão de novas vacinas e outras tecnologias na rede pública, para adoção de medidas necessárias de avaliação da oferta do novo imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS).

 A expectativa é que, uma vez aprovada, e com capacidade produtiva, a vacina seja incorporada ao calendário nacional de vacinação e fortaleça as ações de combate à doença. 

A vacina contra Chikungunya foi desenvolvida pelo laboratório Valneva, empresa francesa de biotecnologia, em parceria com o Instituto Butantan, e representa um avanço significativo no enfrentamento de arboviroses. 

A Chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é vetor da dengue e da Zika.  A doença causa febre alta e dores intensas nas articulações. 

O vírus foi introduzido no Brasil em 2014 e, atualmente, todos os estados registram casos. Até o último dia 14, o país teve oficialmente 68 mil notificações, com 56 mortes.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp