Altamira celebra 7 de Setembro com retorno do Desfile Cívico-Militar
O evento reúne forças de segurança, escolas, secretarias municipais, ONGs e instituições

Após cinco anos, o Desfile Cívico-Militar retornou às ruas de Altamira neste domingo, 7 de Setembro, em celebração ao Dia da Independência do Brasil, na Orla da cidade.
O evento reúne forças de segurança, escolas, secretarias municipais, ONGs e instituições em um grande ato cívico que valoriza a história, a cultura e a diversidade do município.
A rede pública municipal de ensino participa com 49 escolas e 563 alunos, que levam para a avenida apresentações sobre o tema “Os Povos da Floresta: Legado e Resistência em Altamira”, que exaltam a importância e a resistência das comunidades indígenas, ribeirinhas e extrativistas.
São apresentados os seguintes subtemas: “A Mãe Floresta”, “Povos Originários”, “Saberes e Tradições”, “Amazônia em Luta”, “Líderes da Resistência”, “Cultura Viva de Altamira” e “Futuro Sustentável”.
O desfile das forças de segurança contará com a presença do Exército Brasileiro (51° BIS), Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Pará, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Articulação da Cidadania (Segmuc).
No efetivo a pé, estarão o Exército Brasileiro, 100 militares da Polícia Militar, 70 do Corpo de Bombeiros, 28 guardas municipais e 35 agentes do Demutran.
No efetivo motorizado, a Polícia Rodoviária Federal participará com duas motocicletas e três viaturas; a Polícia Militar, com sete viaturas e seis motocicletas; o Corpo de Bombeiros, com quatro viaturas; a Guarda Municipal, com duas viaturas, um micro-ônibus e 13 motocicletas; o Demutran, com uma viatura e nove motocicletas; e a Segmuc, com uma viatura.
A ordem do desfile será composta inicialmente pelas escolas, seguidas de participantes especiais, ONGs infantis, secretarias municipais, ONGs adultas, forças de segurança e, por fim, os veículos.
O percurso terá início na rotatória da Avenida João Pessoa e seguirá até a Travessa Lindolfo Aranha.
O Dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, marca a proclamação realizada por Dom Pedro I, em 1822, às margens do rio Ipiranga, na cidade de São Paulo/SP.
Em 2025, a data completa 203 anos, celebrando a memória histórica e os ideais de liberdade, cidadania, soberania e união nacional.
Artigos Relacionados




Destaques




Mais Lidas




