Altamira promove Formação Continuada para fortalecer a Educação Escolar Indígena 0
Nos dias 11 e 12 de agosto, a Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, no auditório da Secretaria, a Formação Continuada da Educação Escolar Indígena.

Nos dias 11 e 12 de agosto, a Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, no auditório da Secretaria, a Formação Continuada da Educação Escolar Indígena.
Para o diretor do Pólo Tuaia Xipaia, Kuaza do Xipaia, a formação representa um espaço de valorização e protagonismo indígena. “Nosso quadro de professores indígenas em Altamira ainda é pequeno, e temos o sonho de assumir cada vez mais a condução do ensino em nossas salas de aula. Uma formação como esta é fundamental para que possamos compartilhar nossas expectativas e garantir uma educação diferenciada, que não exclua metodologias e que valorize nossos mais velhos e nossa cultura”, destacou.
O encontro reuniu diretores, coordenadores e secretários das redes municipal indígena e não indígena, com o objetivo de fortalecer a atuação dos gestores e aprimorar práticas pedagógicas alinhadas às realidades e especificidades de cada território.
O professor Tekronecaia Xicrin reforçou a importância da ação para adaptar o ensino às realidades locais. “Nossa realidade nas aldeias é muito diferente da cidade. Aqui, recebemos orientações e esclarecemos dúvidas sobre como transmitir o conhecimento respeitando essa diferença”, afirmou.
Durante os dois dias de atividades, os participantes receberam orientações, trocaram experiências e aprofundaram conhecimentos sobre gestão escolar e metodologias de ensino, considerando as diversidades culturais e linguísticas presentes no município.
A chefe de Divisão da Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Eliana Xipaia, ressaltou o compromisso da gestão municipal com a qualificação docente. “Esta capacitação visa avaliar e aprimorar a prática pedagógica de professores indígenas e não indígenas, especialmente dos que iniciaram este ano na educação escolar indígena. É um processo construído coletivamente, de forma diferenciada e específica, respeitando os saberes dos povos indígenas. Trabalhamos em consonância com a divisão de formação continuada da Semed e com uma gestão municipal sensível e comprometida com essa pauta”, observou.
A chefe da divisão de Formação Continuada da Semed, Graça Barros, destacou que a educação indígena recebe a mesma atenção dada à educação urbana e rural. “Ao longo do ano, promovemos diversas formações, tanto na zona urbana quanto no campo. A educação indígena não é diferente, muito pelo contrário. Ofertamos formações específicas para que os educadores se sintam preparados e seguros para atuar nos territórios indígenas”, explicou.
Artigos Relacionados




Destaques




Mais Lidas




