Altamira terá segurança reforçada para ExpoAlta com tecnologia e 800 agentes

Operação integrada reúne forças de segurança e equipes de emergência preparadas para garantir tranquilidade do público

 A 42ª edição da ExpoAlta Altamira contará com um dos maiores planos de segurança já realizados em eventos do município. A operação integrada reúne diferentes forças de segurança, uso de tecnologia de ponta e equipes de emergência preparadas para garantir tranquilidade ao público durante os dias de festa.

Entre as inovações deste ano, estão as câmeras de reconhecimento facial, instaladas em pontos estratégicos do Parque de Exposições.

A tecnologia será utilizada para auxiliar na identificação rápida de pessoas procuradas pela Justiça e na prevenção de incidentes, aumentando a eficiência do trabalho policial.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e de Articulação da Cidadania (Segmuc), a estimativa é de que 160 agentes de segurança atuem por noite, totalizando cerca de 800 profissionais mobilizados ao longo de todo o evento.

Participam da operação a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual, além da Segmuc, Guarda Civil Municipal (GCM) e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

A Polícia Militar será responsável pela segurança externa e interna do parque, com foco especial nas áreas de estacionamento, para coibir furtos e garantir o fluxo ordenado de veículos. Dentro do espaço, a PM também realizará rondas preventivas durante toda a programação.

O evento contará ainda com o apoio de segurança privada, responsável pelo controle de entrada e saída do público, reforçando as barreiras de acesso e contribuindo para um ambiente seguro e organizado.

O Corpo de Bombeiros manterá equipes de prontidão durante todos os dias da feira, preparadas para atuar em situações de emergência, incêndios ou problemas estruturais. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estará presente, com equipe de plantão no interior do Parque de Exposições, garantindo atendimento médico imediato em caso de necessidade.

A Polícia Penal deve realizar rondas internas, especialmente para monitorar pessoas sob medida cautelar ou em regime de monitoramento eletrônico. Já a Polícia Civil terá equipes de prontidão, inclusive com agentes à paisana, atuando na investigação de eventuais ocorrências e na condução de procedimentos em parceria com a Polícia Militar.

Não será permitida a entrada com armas de qualquer tipo, garrafas ou copos de vidro, caixas térmicas, bebidas trazidas de fora, fogos de artifício, sprays, além de som automotivo e paredões nas proximidades do evento. A fiscalização será rigorosa e todos os acessos contarão com revista e controle de segurança.

A 42ª ExpoAlta Altamira será realizada de 5 a 9 de novembro, no Parque de Exposições Antônio Inácio de Lucena, com entrada gratuita, inclusive para os shows. O evento promete reunir mais de 100 mil pessoas, 200 expositores e movimentar cerca de R$ 120 milhões em negócios.

Criada na década de 1980, a feira é o maior evento de agronegócio da região do Xingu e retorna em 2025 após cinco anos.

O público vai curtir shows de Leonardo, Humberto & Ronaldo, Natanzinho Lima, Mano Walter e Leandro Borges.

E as atrações da ExpoAlta vão muito além dos palcos. Durante os cinco dias de evento, o público poderá acompanhar rodeios emocionantes, leilões, fazendinha, exposições de animais, provas de três tambores e uma ampla programação técnica voltada aos produtores rurais da região do Xingu. Nesta edição, a feira traz ainda uma novidade especial: o concurso Rainha ExpoAlta, que promete encantar o público e valorizar a beleza e a representatividade das mulheres do campo.

A 42ª ExpoAlta Altamira 2025 é uma realização da Prefeitura de Altamira e do Sindicato dos Produtores Rurais de Altamira (Siralta) e conta com o apoio do Governo do Brasil, por meio do Ministério do Turismo, do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário do Pará (Sedap), do Banco do Estado do Pará (Banpará), da Heineken, da Amstel, da Coca-Cola, dos deputados federais Júnior Ferrari, José Priante e Joaquim Passarinho e do deputado estadual Aveilton Souza.