Voleibol paraense garante acesso e vai às finais dos Jogos da Juventude Caixa em Brasília (DF)

Equipes masculina e feminina se classificaram para as finais da competição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB)

Time paraense de voleibol está classificado às finais dos Jogos da Juventude Caixa, organizados pelo Comitê Olímpico (COB)

O voleibol paraense brilhou nesta quarta-feira (24), em Brasília (DF), ao conquistar o acesso de suas equipes masculina e feminina e a classificação para as finais dos Jogos da Juventude Caixa, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Na semifinal feminina, o Pará venceu a Paraíba por 2 sets a 1, assegurando o retorno à segunda divisão do nacional. Já no masculino, a vitória também por 2 sets a 1 contra o Ceará garantiu o acesso e a vaga na elite da competição para 2025. A delegação conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel).

As decisões ocorrem nesta quinta-feira (25): o time feminino enfrenta o Maranhão, às 8h, no Ginásio da Federação de Voleibol do Distrito Federal, e o masculino encara Brasília, às 14h, no Ginásio do Comando Militar do Planalto – Vera Cruz.
Emoção e superação em quadra
A central Cecília Góes, de 15 anos, destacou a emoção de disputar sua primeira competição nacional do COB. “Eu estou feliz, é meu primeiro COB, meu primeiro brasileiro. Esse final é importante para a gente. Treinamos muito para chegar aqui e nosso sonho é conquistar o ouro e subir de divisão”, afirmou.
 O técnico do time feminino, Cristian Silva, relembrou a superação do grupo. “Foi emocionante também, para mim, e para o Elinho, porque ano passado caímos e, agora, estamos subindo o Pará novamente. Para muitas meninas é o último ano, então garantir pelo menos a prata já é especial”, disse o técnico. 
No masculino, o levantador Davi Lucena, de 17 anos, celebrou a classificação em seu último ano nos Jogos. “Ano passado ficamos em quarto lugar, mas hoje conseguimos dar esse passo e vamos disputar o título. Estou feliz de encerrar representando o Pará em uma final”, afirmou o atleta.  

O técnico Elinho Cunha reforçou a importância da conquista. “Colocar as duas equipes do Pará nas finais é resultado de trabalho. O jogo contra o Ceará era difícil, mas conseguimos neutralizar e vencer no tiebreak. É uma conquista marcante para o voleibol do nosso Estado”, disse. 
Até agora, o Estado soma oito medalhas: uma de ouro, uma de prata e seis de bronze, ocupando a 23ª colocação no quadro geral. 

Outras modalidades
Algumas modalidades já encerraram a participação, como judô, taekwondo e badminton, com retorno da delegação a Belém. O handebol masculino e feminino também se despediram nesta quarta-feira (24), após derrotas que rebaixaram as equipes para a segunda divisão nacional. 
Medalhas do Pará nos Jogos da Juventude Caixa:
• Futsal feminino: ouro da 3ª divisão, com acesso à 2ª divisão;
• Basquetebol feminino: bronze;
• Ciclismo: bronze na prova de velocidade feminina;
• Wrestling: prata na luta greco-romana individual;
• Wrestling: dois bronzes por equipes (greco-romana e estilo livre);
• Judô: dois bronzes, com Ravi Botega (até 55 kg) e Cláudio Santos (-90 kg).