Conhecimento e inovação no campo marcam a programação técnica da 42ª ExpoAlta Altamira
O evento será realizado de 5 a 9 de novembro, no Parque de Exposições Antônio Inácio de Lucena

Após cinco anos, a ExpoAlta Altamira retorna em grande estilo com a sua 42ª edição que será realizada de 5 a 9 de novembro, no Parque de Exposições Antônio Inácio de Lucena. Muito além de shows e entretenimento, o evento será também um espaço de aprendizado — onde os produtores da região do Xingu poderão mostrar os potenciais agropecuários de suas propriedades.
A edição 2025 se destaca pela programação técnica voltada ao fortalecimento do agronegócio regional. Especialistas, produtores e pesquisadores participarão de painéis, palestras e debates para promover o intercâmbio de experiências e a difusão de tecnologias capazes de impulsionar a produção rural em Altamira e em toda a região do Xingu.
Entre os temas em destaque, o Painel “Sistemas Produtivos: Desafios, Oportunidades e Conquistas” abordará cadeias estratégicas para o desenvolvimento regional, com discussões sobre pimenta-do-reino, unindo tradição e inovação; o fortalecimento da cadeia produtiva do açaí, do manejo ao rendimento; e o cacau de origem, agregando valor e destacando o protagonismo do produtor amazônico.
Também serão debatidos temas como o combate à monilíase do cacau, a agregação de valor no pescado e o uso da irrigação como motor do crescimento agrícola.
Outro destaque será o Painel “Desafios, Conquistas e Oportunidades na Pecuária de Leite e Corte”, que reunirá especialistas para discutir práticas sustentáveis, inovação genética e estratégias de mercado voltadas ao fortalecimento da pecuária regional.
A programação inclui ainda a palestra “Sucessão Familiar: Uma Visão que Atravessa Gerações”, que trará reflexões sobre a continuidade das propriedades rurais e o papel das novas lideranças no campo.
Já o Painel “O Papel das Mulheres e das Novas Gerações no Agro” vai destacar a presença crescente e o protagonismo feminino na agricultura e pecuária, valorizando histórias inspiradoras de transformação no setor.
Outros temas técnicos incluem a palestra sobre suplementação e ganho em pastagens, e o melhoramento genético da raça Nelore, com debates sobre variabilidade genética e seleção de reprodutores com avaliação genética, fundamentais para o avanço da pecuária de corte.
Encerrando a programação técnica, o Leilão Genética Xingu promete movimentar o mercado com exemplares de alta qualidade.
Confira o cronograma da programação técnica:
Dia 06/11 (Quinta-feira)
14h: Credenciamento para as palestras
Local: Tatersal de leilões
15h: Painel – Sistema produtivos: Desafios, oportunidades e conquistas
– Pimenta-do-reino: tradição e inovação impulsionando o desenvolvimento regional
– Do manejo ao rendimento: fortalecendo a cadeia produtiva do açaí
– Cacau de origem: agregando valor e fortalecendo o produtor amazônico
– Monilíase do Cacau
– Agregação de valor e oportunidades na cadeia produtiva do pescado
– Tecnologia e eficiência: irrigação como motor do crescimento agrícola
Local: Tatersal de leilões
Dia 07/11 (Sexta-feira)
14h às 14h30: Credenciamento para palestras
14h30 às 15h30: Painel – Desafios, conquistas e oportunidades na pecuária de leite e corte
15h40 às 16h30: Palestra – Sucessão familiar, uma visão que atravessa gerações
Local: Tatersal de leilões
17h: Painel – O papel das mulheres e das novas gerações no Agro
Local: Tatersal de leilões
Dia 08/11 (Sábado)
14h: Palestra – Suplementação potencializando ganho em pastagens
15h30 às 18h: Oficina – Tecnologia de aplicação aérea
17h: Painel – Regularização Ambiental na Amazônia de A a Z
Local: Tatersal de leilões
Dia 09/11 (Domingo)
09h30 às 10h15: Melhoramento genético da raça nelore – cenário atual e futuro
Local: Tatersal de leilões
10h30 às 11h: Variabilidade genética – fundamento essencial para o melhoramento da raça nelore
Local: Tatersal de leilões
11h às 12h: Seleção de reprodutores com avaliação genética: chave para a produção bem-sucedida
Local: Tatersal de leilões
14h: Leilão genética Xingu
Local: Tatersal de leilões
A 42ª ExpoAlta Altamira será realizada de 5 a 9 de novembro, no Parque de Exposições Antônio Inácio de Lucena, com entrada gratuita. A expectativa é de reunir mais de 100 mil pessoas, contar com 200 expositores e movimentar cerca de R$ 120 milhões em negócios.
O evento é uma realização da Prefeitura de Altamira e do Sindicato dos Produtores Rurais de Altamira (Siralta) e conta com o apoio do Governo do Brasil, por meio do Ministério do Turismo, do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário do Pará (Sedap), do Banco do Estado do Pará (Banpará), da Heineken, da Amstel, da Coca-Cola, dos deputados federais Júnior Ferrari, José Priante e Joaquim Passarinho e do deputado estadual Aveilton Souza.
Artigos Relacionados




Destaques




Mais Lidas











%252023.38.06_846464e1.jpg%3F2025-08-04T02%3A38%3A08.846Z&w=3840&q=100)