Equatorial Pará avança com ações de melhoria e ampliação da rede elétrica em Pacajá

Com várias frentes de obras, cidade e área rural recebem equipamentos novos, vistoria na rede de energia e investimentos em infraestrutura do sistema que garante o fornecimento.

O município de Pacajá, localizado às margens da BR-230, a Transamazônica, está recebendo um conjunto de obras e melhorias na rede elétrica que vão garantir mais qualidade no fornecimento de energia para a população, e ampliar a capacidade de atendimento da rede. Com mais de 46 mil habitantes, o município se destaca pela produção agropecuária robusta — com mais de 600 mil cabeças de gado — e por um comércio em crescimento, o que exige uma rede cada vez mais moderna e confiável.

As ações em andamento fazem parte do plano de investimentos da Equatorial Pará para 2025, e já apresentam resultados expressivos: 44% das atividades previstas foram executadas. A previsão é que todas as etapas sejam concluídas nas próximas duas semanas, consolidando uma estrutura mais estável para atender o desenvolvimento local.

Entre as principais melhorias estão a instalação de quatro religadores trifásicos na área urbana e 14 religadores monofásicos na zona rural. Esses equipamentos atuam de forma automática, isolando trechos com falhas e restabelecendo o fornecimento em menos tempo.

Também está prevista a instalação de três bancos reguladores de tensão, que irão manter a estabilidade do nível de tensão da rede evitando oscilações que podem afetar os consumidores. Além disso, a distribuidora realiza a poda de árvores e limpeza de faixas de rede tanto na cidade quanto na área rural, garantindo mais segurança e reduzindo riscos de interrupções.

“Essas ações fazem parte de um conjunto de investimentos estratégicos que visam garantir mais estabilidade e segurança no fornecimento de energia para Pacajá e municípios vizinhos. Com os novos equipamentos e ajustes na rede, a população vai perceber uma melhora significativa na qualidade do serviço”, destacou Marcelo Guedes, gerente de Expansão da Equatorial Pará.

De forma complementar às ações em Pacajá, a Equatorial está concluindo a instalação de um banco capacitor, equipamento que será comissionado nos próximos dias. Ele ficará localizado na Subestação no município vizinho, que alimenta Pacajá, e vai contribuir para o equilíbrio da tensão e a melhoria da qualidade da energia distribuída na região.

Executivo de obras da Equatorial Pará, Rodrigo Nunes destaca que uma das principais ações em andamento para ampliar a capacidade de fornecimento de energia em Pacajá, é a aquisição de um transformador de 69 kv, que vai atender exclusivamente a cidade. O equipamento será instalado na subestação em Anapu.

“Estamos atuando em várias frentes, tanto na manutenção preventiva quanto em melhorias estruturais. Nosso objetivo é assegurar um fornecimento mais confiável, acompanhando o crescimento econômico e social da região. ”, afirma.

As ações da distribuidora representam um investimento de mais de R$ 4 milhões em manutenção e expansão da rede, reafirmando o compromisso da Equatorial Pará com o desenvolvimento sustentável e a qualidade do serviço prestado no Sudoeste do Estado.