HGA realiza cirurgias e atendimentos pelo Programa ‘Agora Tem Especialistas’
Estão sendo realizadas, em média, 20 cirurgias de catarata por dia, além de consultas médicas com oftalmologista

Os atendimentos que estão sendo feitos no Hospital Geral de Altamira (HGA) fazem parte do Programa “Agora Tem Especialistas”, uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.
Estão sendo realizadas, em média, 20 cirurgias de catarata por dia, além de consultas médicas com oftalmologista
O programa tem como intuito reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso da população aos serviços especializados.
O “Agora Tem Especialistas” contempla também as áreas de oncologia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia, especialidades de maior demanda.“A Prefeitura assumiu um compromisso com a saúde, e a gente está aqui para complementar isso. Cada vez mais a Prefeitura vem implementando novos serviços. Do início do ano pra cá, já realizamos quase 500 cirurgias de olhos, e a tendência é aumentar”, informou o oftalmologista do município Carlos Alves.
De acordo com os profissionais envolvidos, os atendimentos estão ocorrendo dentro da normalidade. O médico responsável pelos procedimentos de ortopedia destacou que são realizadas cerca de cinco cirurgias por dia, beneficiando diversos pacientes diariamente.
“Aqui no atendimento de ortopedia, conseguimos realizar um grande número de cirurgias eletivas e de emergências, como fraturas expostas. Fazemos também atendimentos e exames laboratoriais. O hospital fica disponível para realizar cirurgias de pequeno e médio porte. Conseguimos, inclusive, zerar a fila de retirada de material de síntese”, explicou o ortopedista Guilherme Possimoser.
O ‘Agora Tem Especialistas’ é um programa que atua em parceria com estados e municípios, priorizando especialidades de maior demanda. Em Altamira, a chegada da iniciativa reforça o compromisso de garantir mais agilidade, eficiência e qualidade nos atendimentos do SUS.
Dona Aparecida, de 75 anos, já está realizando a cirurgia no segundo olho e expressou a alegria de poder recuperar a visão e voltar a fazer suas atividades.
“Eu antes estava enxergando muito pouco, aí esse primeiro já estou enxergando bem, e esse outro está um pouco embaçado, mas com a cirurgia vai ficar tudo normal. Eu gosto de bordar, costurar, e não podia fazer mais nada dessas coisas. Agora estou muito feliz, porque sei que vou voltar a fazer minhas tarefas, que eu gostava. E eu não podia fazer essa cirurgia particular”, disse.
Artigos Relacionados




Destaques




Mais Lidas











%252023.38.06_846464e1.jpg%3F2025-08-04T02%3A38%3A08.846Z&w=3840&q=100)