Prefeitura apoia caminhada e ações de cidadania em alusão ao Maio Laranja

A programação teve início com uma caminhada simbólica, que saiu às 8h da sede do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).

Por Michelly Araujo

Caminhada alusiva a campanha MAIO LARANJA/ Foto: ASCOM-PMA

A Prefeitura Municipal de Altamira, por meio da Secretaria de Assistência e Promoção Social (Semaps), juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), Conselho Tutelar e em parceria com diversos órgãos, promoveram uma programação especial em alusão ao Maio Laranja — mês dedicado à conscientização e ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa teve como objetivo mobilizar a sociedade para a defesa dos direitos infantojuvenis, promovendo o debate, a prevenção e o enfrentamento dessas graves violações.


A programação teve início com uma caminhada simbólica, que saiu às 8h da sede do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). O ato reuniu representantes de instituições públicas, escolas, organizações da sociedade civil e a população em geral, que percorreram as ruas da cidade com faixas, cartazes e mensagens de alerta e conscientização.


“Acho muito importante estarmos aqui e valorizarmos nosso corpo. Precisamos nos proteger e lutar pelo nosso bem-estar e saúde. Essa caminhada foi uma ótima iniciativa”, afirmou a estudante Rebecca Silva.


A secretária municipal de Assistência Social, Eunédia Araújo, reforçou o comprometimento da gestão com a causa: “Estamos abraçando essa luta. Precisamos dar um basta à exploração sexual e à violência contra crianças e adolescentes. Todos os nossos equipamentos, como CRAS e CREAS, estão envolvidos nesse movimento. É uma causa humanitária que precisa do apoio de toda a comunidade.”


O conselheiro tutelar, Paulo Felisberto, lembrou que o dia 18 de maio é uma data de mobilização, não de comemoração: “Estamos sempre atentos e mobilizados para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Essa luta é permanente.”


No próximo domingo (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será promovido um grande evento na Praça do Mattias, das 17h às 21h. A programação inclui emissão de documentos, atendimentos de saúde e assistência social, além de atividades culturais, educativas e recreativas, voltadas especialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade social.


A ação conta com a participação da Prefeitura de Altamira, por meio das Secretarias Municipais de Assistência e Promoção Social (Semaps) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), do Ministério Público do Estado do Pará, da Polícia Civil, do Conselho Tutelar, do CMDCA, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e da organização ECPAT.


Entenda a origem do 18 de maio
A data foi criada em memória de um crime bárbaro ocorrido em 1973, em Vitória (ES), quando uma menina foi sequestrada, violentada e assassinada. O caso chocou o país e deu início a uma mobilização nacional pela proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Como resultado dessa luta, foi sancionada a Lei Federal nº 9.970/2000, que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em 2025, essa mobilização completa 25 anos de resistência e luta em defesa da infância.

Denuncie. Proteja. Cuide.
A exploração sexual de crianças e adolescentes é uma grave violação dos direitos humanos e, muitas vezes, ocorre em silêncio, por medo ou omissão. Se você souber de alguma situação de abuso ou exploração, denuncie anonimamente pelo Disque 100. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Texto: Lívia Alfaia/Ascom PMA
Fotos: Júnior Soares/Ascom PMA