Serviço de Telemedicina em Altamira já beneficiou mais de 800 usuários

Um dos principais avanços nesse sentido é o Serviço de Telemedicina, que já realizou mais de 800 consultas em 2025, beneficiando moradores tanto da sede de Altamira, quanto dos distritos de Castelo de Sonhos e Cachoeira da Serra.

“A Telemedicina tem feito uma grande diferença na nossa cidade”, destacou Tânia Souza. (Foto: ASCOM-PMA)

A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem apostado em soluções inovadoras para ampliar e garantir o acesso a uma saúde de qualidade e eficiente para à população.

Um dos principais avanços nesse sentido é o Serviço de Telemedicina, que já realizou mais de 800 consultas em 2025, beneficiando moradores tanto da sede de Altamira, quanto dos distritos de Castelo de Sonhos e Cachoeira da Serra.

A iniciativa busca agilizar o acesso a atendimentos especializados, principalmente para pacientes que enfrentam dificuldades de locomoção ou que estão na fila da regulação.

O serviço é realizado em parceria com médicos do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, e com profissionais da Universidade do Estado do Pará (UEPA), fortalecendo a qualidade técnica das consultas remotas.

“A Telemedicina tem feito uma grande diferença na nossa cidade. Estamos cada vez mais trabalhando para divulgar esse serviço à população, dada sua importância para o sistema de saúde local”, destacou Tânia Souza, coordenadora da Central de Regulação.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, por agendamento, conforme a demanda e acontece na rua Coronel José Porfírio, no bairro Recreio (ao lado do prédio do Tratamento Fora de Domicílio – TFD).

Todos os pacientes são encaminhados pela Central de Regulação de Altamira e, para o atendimento, é necessário apresentar exames específicos conforme a especialidade médica requisitada.

“Todos que conhecem o serviço querem voltar. Por isso, estamos trabalhando para aperfeiçoar ainda mais a Regulação, levando a Telemedicina para os moradores dos distritos e interior, com o objetivo de oferecer um cuidado mais acessível e resolutivo”, completou Tânia.

Durante a consulta, o paciente entra em contato com o especialista por videoconferência, com o suporte presencial de um médico ou enfermeiro capacitado.

O número de atendimentos tem crescido ao longo dos meses: foram 82 em janeiro, 138 em fevereiro, 104 em março, 110 em abril, 149 em maio, 119 em junho e 183 em julho, totalizando 803 atendimentos.

Entre os mais de 800 beneficiados está a usuária Selma Silva da Paixão, que já utilizou o serviço diversas vezes e aprovou a experiência, inclusive levando outros familiares: “Gosto muito deste atendimento. Esta já é a segunda vez que retorno. Já trouxe minha filha e meu filho. Tanto os médicos quanto os técnicos são muito atenciosos. Mesmo à distância, o médico está atento às nossas necessidades, com o suporte de uma atendente. Tudo funciona muito bem.”

Além de diminuir a demanda reprimida por consultas, a Telemedicina contribui para otimizar o uso dos recursos da saúde pública, especialmente nos casos em que o atendimento presencial não é indispensável.

“Estamos com um número crescente de atendimentos mensais na Telemedicina, temos especialistas de renome da Uepa e do Hospital Albert Einstein. E estamos avançando na saúde pública e trazendo melhorias e qualidade de vida para a nossa população de Altamira”, ressaltou o secretário de Saúde, Maurício Nascimento.