Hospital Geral de Altamira capacita servidores com curso de Brigada de Incêndio em parceria com o Corpo de Bombeiros

Durante o treinamento, os participantes aprenderam como utilizar extintores, acionar os serviços de emergência, realizar evacuações e prestar auxílio a pessoas com mobilidade reduzida

Michelly Bertoldo - diariodoxingu.com
14/04/2025 11h39 - Atualizado há 2 semanas
Hospital Geral de Altamira capacita servidores com curso de Brigada de Incêndio em parceria com o Corpo de Bombeiros
Fotos: Júnior Soares /Ascom PMA

Aconteceu nesta sexta-feira (10), na sede do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Altamira, a Formação de Brigada Básica de Combate a Incêndio voltada aos servidores, funcionários e colaboradores do Hospital Geral de Altamira (HGA). A capacitação visa aumentar a segurança no ambiente hospitalar e faz parte de um processo de regularização do hospital em relação às normas de prevenção e combate a incêndios.

O curso, com carga horária de 16 horas, contou com aulas teóricas e práticas, abordando temas como combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar e prevenção de sinistros dentro das instalações do HGA. A formação foi conduzida por instrutores do 9º GBM e está regularizada pelas Diretorias de Ensino e de Serviços Técnicos da corporação.

“Esta formação é muito importante para a segurança contra incêndios e para a regularização do hospital”,destacou o subcomandante do 9º GBM, 1º Tenente Ramon Souza. Ele reforçou que, após o curso, os participantes estarão aptos a prestar os primeiros socorros e atuar de forma segura em situações de emergência até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Durante o treinamento, os participantes aprenderam como utilizar extintores, acionar os serviços de emergência, realizar evacuações e prestar auxílio a pessoas com mobilidade reduzida. “São ações como estas que esses profissionais vão estar aptos a fazer, bem como multiplicar o conhecimento para os demais funcionários do hospital”, explicou Ramon.

Ao final da formação, os 30 participantes receberão certificados como brigadistas de incêndio. A iniciativa é fruto de uma parceria contínua entre o 9º GBM e a Prefeitura Municipal de Altamira. Segundo o subcomandante, esta foi a primeira capacitação do ano voltada à área da saúde, mas outras formações semelhantes já foram realizadas em escolas da rede municipal, como as Escolas em Tempo Integral Burlamaqui de Miranda e Octacílio Lino.

Como parte complementar da capacitação, neste sábado (11), os brigadistas farão uma visita técnica à Estima José Edson Burlamaqui de Miranda, onde será demonstrado o funcionamento de um sistema fixo de combate a incêndios. A atividade servirá de preparação para quando o sistema semelhante do HGA, atualmente em fase de regularização, estiver em funcionamento.

O enfermeiro Elton Martins Arthur, representante do setor de Urgência e Emergência do hospital, destacou a importância da formação. “É de extrema importância termos estas orientações básicas para que possamos realizar os procedimentos necessários com êxito em caso de algum sinistro no hospital. Esta é a primeira vez que temos uma Brigada de Incêndio dentro do hospital”, afirmou.

Para a técnica de laboratório Elaine Cristina de Macedo, o treinamento representa um avanço na gestão do HGA. “Estamos vendo a diferença nesta nova gestão, com os cuidados tanto com os funcionários como com os pacientes”, ressaltou.

Texto: Lívia Alfaia / Ascom PMA
Fotos: Júnior Soares /Ascom PMA


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp