Prefeitura inaugura nova sala de obstetrícia no Hospital Geral de Altamira

A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), inaugurou neste domingo (13), a nova Sala de Obstetrícia do Hospital Geral de Altamira (HGA).

Michelly Bertoldo - diariodoxingu.com
15/04/2025 13h23 - Atualizado há 1 semana
Prefeitura inaugura nova sala de obstetrícia no Hospital Geral de Altamira
ASCOM/PMA

A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), inaugurou neste domingo (13), a nova Sala de Obstetrícia do Hospital Geral de Altamira (HGA).

A entrega marca mais um importante avanço na reestruturação do hospital, com melhorias significativas no atendimento às gestantes da região. Segundo a diretora administrativa do HGA, Serlia Batista, a situação encontrada pela atual gestão exigiu uma ação urgente. “Quando assumimos, o hospital estava com estruturas deterioradas, infiltrações, salas sujas e leitos bloqueados. Diante das queixas de pacientes e dos próprios profissionais, vimos a necessidade de revitalizar e modernizar as instalações, em especial a obstetrícia”, destacou.

Para o vice-diretor da unidade, Josimar Santana, a clínica obstétrica é o “carro-chefe” do hospital. “A revitalização deste setor traz um novo olhar para o atendimento às gestantes. Agora, ao chegarem, elas encontram um espaço mais acolhedor, com estrutura adequada, o que faz toda diferença, especialmente nos momentos de dor e ansiedade. Costumamos dizer que a obstetrícia é o sorriso do hospital”, afirmou.

Estrutura renovada e humanizada
Com a reforma, a área passou a contar com dois consultórios obstétricos equipados com mesas ginecológicas, um deles com aparelho de ultrassom e cardiotocógrafo — essencial para monitorar os batimentos cardíacos do bebê e as contrações da mãe. As novas mesas de parto foram pensadas tanto para exames quanto para atendimentos emergenciais. A estrutura atual já permite a realização de até dois partos simultâneos.

O setor funciona com plantões compostos por equipes completas: médicos obstetras, enfermeiros, técnicas de enfermagem e profissionais da higienização. Segundo Josimar, os investimentos em equipamentos têm incentivado a qualificação contínua das equipes.“Estamos em constante aprimoramento. Isso tem refletido diretamente na qualidade do atendimento e na motivação do corpo técnico”, explicou.

Atendimento regionalizado
O HGA realiza, em média, 800 atendimentos por mês, sendo cerca de 190 partos — muitos deles de gestantes vindas de municípios vizinhos como Medicilândia, Uruará, Vitória do Xingu, Pacajá, Brasil Novo e até Itaituba. “Somos porta aberta para todas as gestantes. Apesar de ser um hospital municipal, atendemos toda a região”, reforçou Serlia.

A unidade também passou a contar com um ambulatório específico para acompanhamento de gestações de alto risco. Estão sendo implantados protocolos de atendimento obstétrico e de classificação de risco, com triagem feita por enfermeiros obstétricos logo na chegada da paciente. A medida visa agilizar e qualificar o atendimento às gestantes.

Além das melhorias físicas, também foi promovido um ciclo de capacitações com os profissionais da obstetrícia e setores correlatos. Um dos destaques foi o treinamento “Reanimação ao RN de Menor e Maior que 34 Semanas”, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), com aulas teóricas e práticas.

Autoridades presentes
A inauguração contou com a presença do prefeito de Altamira, Loredan Mello, acompanhado da primeira-dama, Paola Abucater, da vice-prefeita Thais Nascimento, do secretário de Saúde, Maurício Nascimento, do deputado federal Júnior Ferrari e do deputado estadual, Ângelo Ferrari.

Com uma estrutura 80% renovada, o Hospital Geral de Altamira se consolida como referência em obstetrícia na região, oferecendo atendimento mais digno, seguro e humanizado para todas as gestantes.

Texto: Lívia Alfaia / Ascom PMA
Fotos: Ascom PMA


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp