Ação social encerra Semana Municipal da Pessoa com Deficiência em Altamira e leva serviços gratuitos à população

A manhã desta quinta-feira, 28 de agosto, foi especial para a família Alarcon. Juntos, eles participaram da ação social que marcou o encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada no Centro de Eventos Vilmar Soares.

Ascom-PMA

A manhã desta quinta-feira, 28 de agosto, foi especial para a família Alarcon. Juntos, eles participaram da ação social que marcou o encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada no Centro de Eventos Vilmar Soares.

Entre abraços e sorrisos, o pequeno Artur Alarcon Silva, de 8 anos, aproveitou cada momento. “Achei tudo bem legal! Brinquei com um monte de brinquedos e gostei muito daqui. ‘Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua a nossa voz”, disse.

A frase dita por Artur diz respeito ao tema do evento que, neste ano, realizou diversas atividades voltadas ao público com deficiência intelectual e múltipla, como caminhada de conscientização, oficina de libras, jogos inclusivos e show de talentos.

Durante toda a manhã, o espaço recebeu centenas de pessoas, que aproveitaram os serviços gratuitos, voltados para pessoas com deficiência e seus familiares. A programação incluiu emissão de RG, emissão da Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), emissão de credencial de estacionamento e passe livre no transporte público municipal.

Seu José Pérez de Oliveira, morador do Jardim Oriente, aproveitou a facilidade e emitiu tanto a credencial de estacionamento como o passe livre no transporte público municipal. “Muito boa essa ação, excelente! Foi de grande importância para todas as pessoas que precisam. Agora vou poder andar no transporte público de graça”, comemorou.

Também foram disponibilizados atendimentos jurídicos, serviços do Cras e Creas, atualização do CadÚnico, atividades do Programa “Criança Feliz” e entrega de cartões do Programa “Cartão Solidário”.

Atualizei o cartão SUS, o Kailan tirou foto para a identidade dele e fizemos o passe livre. É maravilhoso, porque normalmente é muito difícil conseguir esses serviços. E aqui foi tudo gratuito”, agradeceu Maria Eduarda Freitas Alvarez, do bairro Jatobá, mãe do pequeno Kailan Anthony.


Na área da saúde, a população pôde realizar coleta de PCCU, consultas médicas com clínico geral, ginecologista, pediatra e nutricionista, vacinação, atendimentos odontológicos no Odontomóvel, triagem, testes rápidos e retirada de medicamentos.

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi uma realização da Prefeitura de Altamira, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), da Associação Desportiva para o Deficiente do Polo de Inclusão Xingu (Adepix), da Associação de Surdos de Altamira, Xingu e Transamazônica (Asaxt), do TEAs do Xingu e do Ministério Público do Pará (MPPA).