Altafolia 2026: vendas de camarotes do carnaval de Altamira entram na reta final
As vendas estão sendo realizadas pelo contato (93) 99131-0167

O Altafolia 2026 se aproxima e as vendas dos camarotes já estão na reta final. Pensados para quem busca uma experiência diferenciada, os camarotes oferecem visão privilegiada dos shows e desfiles, além de mais segurança, conforto e exclusividade durante todos os quatro dias de festa.
Cada camarote tem capacidade para até 12 pessoas, sendo a opção ideal para grupos de amigos, famílias ou empresas que desejam curtir o maior carnaval da região Xingu com comodidade e estrutura VIP.
As vendas estão sendo realizadas pelo contato (93) 99131-0167.
Carnaval de Altamira – Altafolia 2026
Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, Altamira, no sudoeste do Pará, terá uma programação diversificada, reunindo grandes atrações musicais, blocos de rua e uma megaestrutura para receber os foliões do Altafolia 2026, o carnaval do maior município do Brasil.
O evento será realizado no Anel Viário de Altamira e a expectativa da organização é que mais de 35 mil pessoas participem da festa ao longo dos quatro dias de evento.
O Altafolia é o maior carnaval da região Xingu e nesta 20ª edição contará com a participação de cinco blocos carnavalescos: “Endoida”, “Extravassa”, “Inclusão”, “Me Beija” e “Os Caça Cachaça”.
Para garantir conforto e segurança ao público, a estrutura do evento inclui arquibancadas com capacidade para aproximadamente 1.345 pessoas, além de 60 camarotes. A praça de alimentação também é um dos destaques da estrutura, com 60 estandes destinados à comercialização de alimentos, bebidas e acessórios, fortalecendo a economia e garantindo variedade de opções ao público durante toda a programação.
O trio elétrico para arrastar a multidão também será destaque na festa. A estrutura terá 6 metros e 20 centímetros de altura e mais de 20 metros de comprimento.
Atrações musicais
A programação musical do Altafolia 2026 traz uma mistura de ritmos que vai do forró ao axé, passando pelo tecnomelody, agradando a todos os públicos:
14 de fevereiro – Forró di Luxo
Criada em 2021, a banda Forró Di Luxo representa o ritmo mais contagiante do Brasil: o forró. Direto de Santarém, no oeste do Pará, o grupo aposta em uma música moderna, dançante e envolvente, que vem conquistando públicos de todas as idades por onde passa.
Com um repertório atualizado, carisma no palco e estrutura profissional, a banda promete uma noite animada com muita energia, alegria e autenticidade.
A formação do grupo conta com Rico nos vocais, Thiago Pesadão na sanfona, Jair Fialys na guitarra, Dentinho Bass no contrabaixo, Felipe Sales na bateria, Vinícius Pereira na percussão, além de Rafinha WSP e Adriano Carvalho na produção.
Além do tradicional forró pé-de-serra, o grupo também aposta em sucessos do piseiro, xote e arrocha, garantindo um setlist eclético e empolgante.
15 de fevereiro – Ara Ketu
Criada em 8 de agosto de 1989, em Salvador, na Bahia, a Banda Ara Ketu iniciou a trajetória musical com forte ênfase na prática percussiva, elemento que se tornaria uma de suas principais marcas.
O nome “Ara Ketu”, que significa “Povo de Ketu”, é uma referência carinhosa e cheia de vigor à nação de origem africana que exerceu profunda influência na formação cultural afro-brasileira, especialmente na Bahia.
Pioneiro entre os novos grupos negros baianos, o Ara Ketu foi o primeiro a incorporar a guitarra elétrica à sua sonoridade, promovendo uma fusão inovadora entre a percussão tradicional, elementos eletrônicos e a música popular contemporânea. Essa combinação ousada ajudou a redefinir o axé music e ampliou o alcance do gênero para além das fronteiras do Brasil.
A formação atual da banda é composta por Gustavo Dionísio Biserra da Silva (cantor), Anderson de Melo dos Santos (guitarrista), Antônio Fernando Meneses Pacheco (tecladista), Alex Meneses Pacheco (baterista), Alexsandro dos Santos Ferreira (baixista) e os percussionistas Jurailton Maia França, Diego Sodré dos Santos e Guilherme Magalhães Marques.
Hoje, o Ara Ketu é reconhecido mundialmente e soma uma carreira marcada por sucessos que atravessaram gerações. Entre os principais hits estão “Mal Acostumado”, “Minha Razão de Viver”, “Pipoca”, “Amantes” e “AraKetu Bom Demais”.
16 de fevereiro – Banana com Cevada
Criada em outubro de 2002, em Goiânia, Goiás, a banda Banana com Cevada nasceu com a proposta de levar o autêntico swing baiano ao coração do Brasil, espalhando alegria, ritmo e muita animação por onde passa.
Inspirada por grandes nomes do axé music, a Banana com Cevada construiu uma trajetória baseada em shows cheios de energia e irreverência, transformando cada apresentação em uma verdadeira celebração. Em 2014, a banda entrou em uma pausa estratégica, período em que o vocalista Maykow Melo seguiu novos caminhos na música e se destacou nacionalmente como compositor de sucessos do sertanejo, ampliando sua bagagem artística e musical.
Em novembro de 2024, a Banana com Cevada retornou com força total, trazendo na bagagem experiência, maturidade e uma sonoridade renovada, sem perder a essência que marcou sua origem.
Atualmente, a banda é formada por Maykow Melo nos vocais, Safira no saxofone, Jr. Carioca como produtor musical, Mosac na bateria, Gustavo na percussão e Pita na guitarra.
17 de fevereiro – Viviane Batidão
Natural de Santa Izabel do Pará, na região metropolitana de Belém, Viviane Batidão iniciou a trajetória na música em 2007 e, desde então, construiu uma carreira sólida e marcante no cenário artístico nacional.
Cantora, compositora e dançarina, ela é um dos maiores nomes da música produzida na Amazônia, sendo consagrada pelo público como a “Rainha do Tecnomelody”. Viviane Batidão se destaca pela identidade artística forte e autêntica. Os shows dela são reconhecidos pelo grande apelo visual, com figurinos exuberantes, coreografias marcantes e performances cheias de energia, que transformam cada apresentação em um espetáculo.
No repertório, a artista mistura romantismo, irreverência e ritmos dançantes, dialogando diretamente com o público e valorizando a cultura musical paraense.
O sucesso de Viviane Batidão também se reflete nas plataformas digitais, onde em apenas uma, ela tem 1,4 milhão de ouvintes mensais. Entre os principais sucessos que marcam a carreira dela estão as músicas “Mulher Gostosa”, “Só Pra Tu”, “Vá Embora”, “Haja Paciência” e “Olha Bem Pra Mim”.
Altafolia
O Carnaval de Altamira, o popular “Altafolia”, foi resgatado pela Prefeitura após oito anos sem realização direta pelo poder público municipal.
A retomada do evento, em 2025, ocorreu graças ao compromisso da gestão “Renovação, União e Trabalho”, marcando um novo momento para a cultura e o lazer da população.
A última edição do Altafolia promovida integralmente pela Prefeitura de Altamira foi em 2016. No ano seguinte, em 2017, a festa foi realizada por meio de uma empresa terceirizada, em parceria com a Liga dos Blocos, sem a organização direta da administração municipal.
Entre 2018 e 2024, o evento não foi realizado em Altamira, o que reforça a importância do resgate da festa, que devolveu à cidade uma das maiores manifestações culturais e populares do município.
O Altafolia 2026 é uma realização da Prefeitura de Altamira e do Instituto de Ciências da Arte, Cultura e Esporte da Amazônia (Icacea) e conta com o apoio do Banco do Estado do Pará (Banpará), da Secretaria de Turismo do Pará (Setur) e do Governo do Pará.
Artigos Relacionados




Destaques




Mais Lidas











%252023.38.06_846464e1.jpg%3F2025-08-04T02%3A38%3A08.846Z&w=3840&q=100)