Altamira recebe investimentos do programa União com Municípios nesta segunda-feira
Iniciativa é do Governo Federal voltada ao apoio direto a cidades estratégicas na agenda socioambiental
.jpg%3F2025-09-07T20%3A14%3A18.845Z&w=3840&q=100)
Altamira recebe nesta segunda-feira (8), às 10h, no Centro de Eventos Vilmar Soares, representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) para anunciar investimentos e entregar equipamentos no âmbito do programa ‘União com Municípios’, uma iniciativa do Governo Federal voltada ao apoio direto a cidades estratégicas na agenda socioambiental do Xingu.
No Pará, a ação é articulada pelo MMA em parceria com o Projeto Floresta+ Amazônia e contempla municípios considerados prioritários para a conservação ambiental, entre eles Altamira, que desempenha papel de destaque na região amazônica.
O programa foi criado para impulsionar a gestão pública local, oferecendo apoio técnico, com capacitações e assistência especializada, e apoio material, por meio da entrega de bens e equipamentos.
Entre os principais objetivos estão ampliar a capacidade técnica e operacional das prefeituras, fortalecer a governança local e disponibilizar instrumentos modernos de monitoramento, fiscalização e planejamento. Essas ações visam preparar as administrações municipais para enfrentar, com mais eficiência, os desafios ambientais e climáticos.
Um dos anúncios mais relevantes para Altamira será a criação da Sala de Governança, um centro de monitoramento equipado que funcionará como base estratégica para integrar ações de gestão ambiental, monitoramento territorial e suporte à tomada de decisão.
O espaço vai gerar informações qualificadas para orientar políticas públicas e aprimorar a capacidade institucional da prefeitura.
Com apoio do Projeto Floresta+ Amazônia, o município será contemplado com um pacote de equipamentos. Este pacote inclui tablets, câmeras fotográficas, impressoras, computadores, drones, veículos 4×4, motocicletas, motores de popa, voadeiras, licenças de softwares e mobiliário para escritório. Além disso, há outros itens essenciais para a atuação no campo e no planejamento interno.
Além de Altamira, os municípios de Senador José Porfírio, Anapu, Pacajá e Portel também receberão equipamentos. O evento marca o início de um ciclo de capacitação e assistência técnica voltado aos municípios prioritários do Pará e à implantação efetiva da Sala de Governança, um marco na modernização da gestão municipal e no fortalecimento da governança socioambiental.
Artigos Relacionados




Destaques
Mais Lidas




