Caminhada em alusão à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Altamira reúne dezenas de famílias

Famílias inteiras, estudantes, representantes de instituições e a população altamirense se reuniram na Avenida Sete de Setembro, que se transformou em um mar de camisetas coloridas, cartazes e sorrisos. Todos unidos por uma causa essencial para a construção de uma Altamira mais justa e igualitária.

Foto: ASCOM PMA

Famílias inteiras, estudantes, representantes de instituições e a população altamirense se reuniram na Avenida Sete de Setembro, que se transformou em um mar de camisetas coloridas, cartazes e sorrisos. Todos unidos por uma causa essencial para a construção de uma Altamira mais justa e igualitária.

Assim, foi a Caminhada de Conscientização, evento que marcou a abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada na manhã desta quinta-feira, 21 de agosto.

Com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, a caminhada deu início a uma programação que segue até o dia 28 de agosto, com palestras, oficinas, apresentações culturais, jogos inclusivos e ações sociais, todas voltadas para reforçar o respeito, a inclusão e a valorização da cidadania.

Entre os participantes estava Jeiciane Rachid, mãe de dois meninos, Daniel e David, que vive a realidade de famílias que convivem com deficiências ocultas. “Eu estou feliz, eu estou superfeliz, toda vez que tem eu sempre participo com as minhas crianças, eu tenho dois filhos, o Daniel e o David. É bom que conscientiza as pessoas sobre o autismo, sobre outras deficiências ocultas também. Na cabeça das pessoas, a criança autista tem que ser diferente das outras. Mas, às vezes, a deficiência é oculta”, afirmou.

Histórias como a de Jeiciane mostram como a informação pode quebrar barreiras e transformar percepções. Nazaré Oliveira também fez questão de participar. Mãe de uma menina autista tipo 2, ela considera o evento fundamental para que a sociedade conheça e aceite as diferenças.

Essa caminhada é muito importante para a sociedade absorver conhecimento e aceitar. A nossa luta é constante e a gente agradece muito a parceria da Prefeitura. Eu vejo que é muito importante, é como eu falei no início, essa caminhada vai ajudar a sociedade a entender um pouquinho da nossa dificuldade, vai abranger muito, porque muitas pessoas não têm conhecimento”, disse.

A caminhada foi, acima de tudo, um encontro de histórias, desafios e esperanças — um momento para lembrar que a verdadeira transformação começa quando cada cidadão entende que inclusão é um compromisso coletivo.

Hoje, a Prefeitura de Altamira está iniciando a programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. É uma semana de luta, de conscientização, em que nós, enquanto Prefeitura, estamos mobilizando toda a sociedade, nosso comércio local, as associações, as equipes da Prefeitura, para que juntos nós possamos fazer uma Altamira mais inclusiva”, contou a vice-prefeita de Altamira, Thais Nascimento.

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma realização da Prefeitura de Altamira, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), da Associação Desportiva para o Deficiente do Polo de Inclusão Xingu (Adepix), da Associação de Surdos de Altamira, Xingu e Transamazônica (Asaxt), do TEAs do Xingu e do Ministério Público do Pará (MPPA).

Confira a programação:

22/08 – Sexta-feira
19h: Palestra sobre inclusão no comércio de Altamira
Local: Aciapa

23/08 – Sábado
08h às 12h: Jogos Inclusivos
Local: Complexo Desportivo da Juventude

24/08 – Domingo
17h: Somos todos artistas: Festival de talentos PcD
Local: Teatro Municipal Jarbas Passarinho

26/08 – Terça-feira
08h às 12h e das 14h às 18h: Oficina de Libras
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação

28/08 – Quinta-feira
08h às 12h: Ação social
Serviços: saúde, arte, cidadania e atendimento jurídico.
Local: Centro de Eventos Vilmar Soares