Começa hoje, no Centro de Eventos de Altamira, a maior edição da história do Chocolat Xingu
Acabou a espera. Começa hoje, 26 de junho, no Centro de Eventos Vilmar Soares, a partir das 19h, a maior edição da história do Chocolat Xingu.

Acabou a espera. Começa hoje, 26 de junho, no Centro de Eventos Vilmar Soares, a partir das 19h, a maior edição da história do Chocolat Xingu. Considerado o maior do segmento em toda a América Latina, a 4ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, celebra a força do cacau e do chocolate produzidos em Altamira e movimenta a economia.
A iniciativa, promovida por meio da Secretaria de Municipal de Agricultura (Semagri) e da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), estima receber mais de 140 mil visitas ao longo dos quatro dias de programação.
A expectativa é de que mais de R$ 10 milhões em negócios diretos e indiretos sejam movimentados na cidade durante o evento, além da geração de aproximadamente seis mil empregos.
Hotéis já estão com reservas esgotadas, e bares, restaurantes e serviços locais registram aumento de faturamento. O turismo é um dos setores mais beneficiados, com visitantes de várias partes do Brasil e do mundo conhecendo o Rio Xingu e a biodiversidade amazônica.
Altamira: potência na produção de cacau
Altamira se destaca como uma das principais produtoras de cacau do estado do Pará e da região Norte. A produção se concentra especialmente na Gleba Assurini, zona rural de Altamira, onde mais de 20 milhões de plantas geram mais de 7 mil toneladas de amêndoas de alta qualidade, reconhecidas internacionalmente. O município é hoje o quarto maior produtor de amêndoas de cacau do Pará.
Expositores
A programação do Chocolat Xingu 2025 inclui a participação de mais de 90 expositores de chocolate de Altamira e de diversos municípios paraenses, como Brasil Novo, Medicilândia, Placas, Vitória do Xingu, Anapu, Uruará, Senador José Porfírio, São Félix do Xingu, Novo Repartimento, Belém, Barcarena, Igarapé-Mirim, Marabá, Santa Bárbara do Pará, Mocajuba e Santarém.
Mais de 80 marcas de chocolate estarão presentes, com a oportunidade de apresentar seus produtos a um público formado por moradores locais, visitantes nacionais e turistas internacionais.
Chefs renomados e gastronomia amazônica
Um dos destaques desta edição será a presença da premiada chef Janaína Torres, eleita em 2024 a Melhor Chef Feminina do Mundo pelo ranking The World’s 50 Best
Restaurants. Reconhecida por sua cozinha inclusiva, criativa e conectada ao território, Janaína vem a Altamira como grande atração do festival.
Ao lado dela, chefs como Lucas Corazza, André Cabral, Mariana Corbetta, Léo Modesto, Flávio Amoedo, Carlos Ribeiro, Lionel Ortega, Léo Vilela, Karla Leal, Rita Aguiar e Elder Soares vão explorar o chocolate amazônico em criações culinárias inéditas, que prometem encantar o público.
Atrações
O festival também contará com uma série de atrações voltadas para todas as idades. Entre os espaços confirmados estão o Circuito Gastronômico, o Show Cooking, o Túnel Sensorial, a História do Chocolate, a Cozinha Kids, o Espaço Kids, a Chocoland, o Atelier, a Fantástica Fábrica de Chocolate e o ChocoDay.
No local do evento, o Centro de Eventos Vilmar Soares, haverá ainda uma praça de alimentação, a Alameda do Artesanato e a Floresta Tecnológica para a exposição de grandes máquinas agrícolas utilizadas na produção do cacau.
Outro ponto alto da programação será o Fórum da Cacauicultura da Transamazônica e Xingu, que reunirá produtores, especialistas e técnicos para debater temas relevantes como os impactos da monilíase e os avanços dos sistemas agroflorestais.
No evento também serão realizados os concursos de Melhor Chocolate Paraense no Chocolat Xingu e de Melhor Amêndoa de Cacau. A abertura do evento, dia 26 de junho, vai contar ainda com a participação do Rei do Brega do Brasil, Wanderley Andrade, para embalar a multidão
Histórico do evento
O Festival Internacional do Chocolate e Cacau nasceu em 2009, idealizado pelo empresário Marco Lessa, como uma resposta à crise enfrentada pelos produtores de cacau em Ilhéus (BA), onde pragas devastaram plantações inteiras.
Com o objetivo de transformar a cadeia produtiva do cacau em um polo de inovação, turismo e economia criativa, o festival ganhou força e hoje já soma mais de 20 edições em diversas regiões do país. A edição realizada em Altamira é fruto dessa expansão e é referência na Amazônia.
O Chocolat Xingu 2025 é uma realização da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) e da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará (Sedap) e com o apoio do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau). A organização é da MVU Promoções e Eventos, idealizadora do Chocolat Festival.
O evento conta ainda com a parceria do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e com o apoio da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), do Sistema Faepa/Senar, da Secretaria da Agricultura Familiar do Pará, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Governo Federal.
Programação
26/06 – Quinta-feira
19h: Abertura
19h às 22h: Túnel Sensorial
Feira de Chocolates e Produtos Derivados de Chocolate com Ciência Xingu
Floresta Tecnológica
Praça da Agricultura Familiar
Alameda do Artesanato
20h30 às 22h: Cozinha Show
20h às 21h: Cozinha Kids
19h às 20h: Espaço Kids
19h às 21h: Atelier do Chocolate
19h às 21h: Fantástica Mini-fábrica de Chocolate
23h: Show cultural
Fonte: ASCOM-PMA
Artigos Relacionados




Destaques
Mais Lidas




