Concluintes de cursos profissionalizantes da Prefeitura recebem orientações na Sala do Empreendedor
A busca pela independência financeira tem inspirado muitas mulheres em Altamira a investirem no próprio desenvolvimento. Foi o que motivou a dona de casa Juliene Paiva a se inscrever nos cursos gratuitos oferecidos pelo Centro de Educação Profissional (Cepro).

A busca pela independência financeira tem inspirado muitas mulheres em Altamira a investirem no próprio desenvolvimento. Foi o que motivou a dona de casa Juliene Paiva a se inscrever nos cursos gratuitos oferecidos pelo Centro de Educação Profissional (Cepro).
Nesta sexta-feira, ela e outras alunas que concluíram as capacitações participaram de um encontro na Sala do Empreendedor, onde receberam orientações sobre como abrir o próprio negócio e formalizar suas atividades como microempreendedoras.
“É muito importante o conhecimento que estamos adquirindo aqui. Como estamos fazendo os cursos no Cepro, agora já temos noção de como criar nossa própria empresa e crescer profissionalmente. Aprendemos, por exemplo, o que é um CNPJ e todos os benefícios que ele pode trazer”, contou Juliene Paiva.
Durante o encontro, temas como os direitos e deveres do Microempreendedor Individual (MEI), documentação necessária e acesso ao crédito foram abordados com o objetivo de preparar as participantes para os próximos passos no mundo do empreendedorismo.
A agente de desenvolvimento Ivanilce Couto destacou a importância da iniciativa: “Hoje foi um momento muito especial. Recebemos as participantes dos cursos profissionalizantes do Cepro para orientá-las sobre como se tornarem microempreendedoras, como acessar linhas de crédito e garantir seus direitos, inclusive pensando no futuro, como a aposentadoria.”
A emoção foi visível no rosto da aposentada Maria Zuleide Barbosa. Para ela, a oportunidade representa mais do que conhecimento; é uma chance de recomeçar: “Estou achando tudo maravilhoso! Só gratidão à prefeitura, por nos oferecer essa chance de aprender e abrir nosso próprio negócio. Isso nos traz dignidade, autoestima e mais qualidade de vida!”, afirmou.
A Sala do Empreendedor, inaugurada em fevereiro deste ano, funciona como um ponto de apoio para quem deseja se formalizar ou já possui um pequeno negócio. Localizado na Rua Luís Né da Silva, s/n°, bairro Sudam I (anexo à Prefeitura de Altamira), o espaço oferece serviços como emissão de notas fiscais, inscrição estadual, Declaração de Direitos do Empreendedor (DDE) e outros documentos essenciais para quem deseja empreender. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h, inclusive via WhatsApp, pelo número (93) 98402-2022.
Cepro: capacitação com estrutura e qualidade
O Centro de Educação Profissional (Cepro), que passou por uma completa revitalização em março deste ano, é hoje referência em capacitação gratuita em Altamira.
O espaço conta com 10 salas equipadas para diferentes áreas de aprendizado — entre elas, espaços para aulas de informática, costura, reuniões e um refeitório para os alunos.
Somente neste ano, o Cepro já promoveu a realização de oito cursos, alcançando diretamente 185 pessoas, que tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, desenvolver novas habilidades e fortalecer sua atuação profissional por meio das formações oferecidas.
Fonte: ASCOM/PMA
Artigos Relacionados




Destaques




Mais Lidas




