Festival Folclórico de Altamira começa nesta quarta-feira e vai até domingo

O festival será realizado entre os dias 20 e 24 de agosto, no Centro de Eventos Vilmar Soares

O Festival Folclórico de Altamira chega à sua 21ª edição em 2025 como o maior evento do segmento de toda a região Transamazônica e Xingu, destacando-se como palco de celebração das tradições, da arte e da identidade do povo altamirense.

Realizado entre os dias 20 e 24 de agosto, no Centro de Eventos Vilmar Soares, o Festfal transforma Altamira em um espaço de encontro e valorização da diversidade cultural amazônica.

Criado em 2003, o festival acontece ao longo de quatro noites que mesclam competição e celebração, reunindo música, dança e teatro popular.

Oito grupos folclóricos sobem à arena este ano: Flor da Juventude, Tradição Aparecida, Cheiro do Pará, Rosa dos Ventos, Beija Flor, Mistura Paraense, Explosão Bela Vista e Cisne Branco.

Cada um traz ao público um espetáculo repleto de cores, ritmos e narrativas que representam a riqueza do folclore amazônico. Além das apresentações competitivas, o evento também valoriza personagens tradicionais como a Rainha do Folclore e o Casal Carimboleiro, mantendo vivas as raízes culturais da região.

A grande novidade do Festfal 2025 é a abertura oficial em formato de Noite Cultural, uma estreia que antecede as competições. Na primeira noite, o público será recebido por um espetáculo diversificado, que reúne apresentações musicais e artísticas. A programação inclui DJ Layon Mix, Senssassamba, DJ PH, Monalycy Santos, Forró Du Cheff e a participação especial dos bois Caprichoso e Garantido, trazendo ainda mais brilho e emoção ao festival.

Entre os momentos mais aguardados está a disputa pelo título de Rainha do Folclore, em que cada grupo apresenta sua representante com temas que enaltecem a força feminina e a ancestralidade amazônica.

Mariane Caroline (Mistura Paraense) abre a disputa com o tema “Mulheres Artesãs”. Any Michelly (Beija Flor) traz “Marajó: Uma Luz por um Grito de Socorro”. Rayssa Amorim (Rosa dos Ventos) apresenta “A Guerreira Negra Mística”, enquanto Jamilys Nogueira (Tradição Aparecida) defende o tema “Matriarca da Floresta: O Despertar da Guardiã”.

Danielly Roanny (Cheiro do Pará) apresenta “Das Entranhas dos Rios, a Voz Silenciada que se Ergue em Resistência”. Kerinly Gabriele (Cisne Branco) vem com “Mulher Amazônica: Força, Esperança e Fé”. Sarah Patrícia (Explosão Bela Vista) traz “Caipora: Protetora da Vida” e Maria Nadine (Flor da Juventude) encerra com “Ykatu: Preservar é Sobreviver”.

Ao longo das edições, os maiores campeões do festival têm sido os grupos Cisne Branco, Rosa dos Ventos e Tradição Aparecida, cada um com cinco títulos conquistados.

O Festfal 2025 é realizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (Semear), pela Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) e pelo Governo do Pará. A produção é da Associação dos Grupos Folclóricos de Altamira (Agfal) e do Instituto Ararajuba. Conta com o patrocínio da Prefeitura de Altamira, Equatorial Energia, Maruzi, Finart, Você Telecon, Domínio Comunicação, ABS Distribuidora, Ideal Magazine e Sublimação, além do apoio da OAB Subseção Altamira, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

Serviço:
Festfal
Datas: 20 a 24/08 – Horário: 17h
Local: Centro de Eventos Vilmar Soares
Endereço: Bairro Sudam I, avenida Jader Barbalho, s/n°.

Confira a programação:

20 de agosto – Quarta-feira – Noite cultural

18h30: Abertura dos portões
19h: Arena DJ Layon Mix
21h: Senssasamba
22h30: DJ PH
23h30: Monalycy Santos
23h40: Show dos Bois Garantido e Caprichoso
02h: Show – Forró du Cheff

21 de agosto – Quinta-feira – Noite das rainhas

18h30: Abertura dos portões
19h: Arena DJ Layon Mix
20h: Espetáculo de abertura
20h30: Participação especial – Mariane Caroline (Mistura Paraense)
21h: 1ª candidata – Any Michelly (Beija-Flor)
21h30: 2ª candidata – Rayssa Amorim (Rosa dos Ventos)
22h: 3ª candidata – Jamilys Nogueira (Tradição Aparecida)
22h30: 4ª candidata – Danielly Alves (Cheiro do Pará)
23h: 5ª candidata – Kerinly Gabriele (Cisne Branco)
23h30: 6ª candidata – Sarah Wonghon (Explosão Bela Vista)
00h: 7ª candidata – Nadine Oliveira (Flor da Juventude)
00h40: Show – Jéssica Lopes
02h: Show – Markin Love

22 de agosto – Sexta-feira – 1ª noite dos grupos

18h30: Abertura dos portões
19h: Arena DJ Layon Mix
20h30: Apresentação – Grupo folclórico ‘Mistura Paraense’
21h30: Apresentação – Grupo folclórico ‘Tradição Aparecida’
22h30: Apresentação – Grupo folclórico ‘Explosão Bela Vista’
23h30: Apresentação – Grupo folclórico ‘Rosa dos Ventos’
00h30: Show – Pagode sem conversa
02h: Show – Anderson Ferrari

23 de agosto – Sábado – 2ª noite dos grupos

18h30: Abertura dos portões
19h: Arena DJ Layon Mix
20h30: Apresentação – Grupo folclórico ‘Cheiro do Pará’
21h30: Apresentação – Grupo folclórico ‘Cisne Branco’
22h30: Apresentação – Grupo folclórico ‘Flor da Juventude’
23h30: Apresentação – Grupo folclórico ‘Beija-Flor’
00h30: Show – Pagode Samba Black
02h: MC Dourado

24 de agosto – Domingo

14h30: Apuração