Gleba Assurini celebra a força do campo na 3ª Festa do Produtor Rural

A Vila Luiz Pereira, na Gleba Assurini, viveu dias de festa, união e valorização do trabalho rural com a realização da 3ª Festa do Produtor Rural.

Ascom-PMA

A Vila Luiz Pereira, na Gleba Assurini, viveu dias de festa, união e valorização do trabalho rural com a realização da 3ª Festa do Produtor Rural. O evento reuniu agricultores, pecuaristas, estudantes e moradores em uma programação diversificada, que uniu tradição, lazer e conhecimento.

O evento sempre trouxe muito desenvolvimento para a nossa comunidade. Com o passar do tempo e com o apoio da orquestra, novas iniciativas foram surgindo. Há cerca de três anos realizamos a primeira edição desse evento, ainda de forma mais simples. Depois vieram a segunda e, agora, a terceira edição. Sempre buscamos envolver a comunidade — seja em aspectos religiosos, sociais ou políticos — e isso fez com que chegássemos até aqui. Para mim, esse evento representa a união, a cultura e a força do nosso povo. Mas é importante destacar: nenhuma organização, seja rural, social ou política, consegue se manter sem apoio. E a Prefeitura de Altamira tem sido fundamental nesse processo”, destacou o idealizador do evento, Luiz Pereira.

Teve cavalgada, rodeio, palestras técnicas, apresentações culturais, missa, desfile da Rainha da Cavalgada, shows musicais e até bingo com sorteio de novilhas. Tudo em um clima de confraternização que movimentou a economia e reforçou os laços da comunidade.

A programação se estendeu por três dias — de 12 a 14 de setembro —, sempre com grande participação popular. Na abertura, apresentações culturais das escolas e palestras sobre manejo do cacau, crédito rural, manejo sanitário de bovinos e regularização fundiária deram o tom do aprendizado. À noite, a festa ganhou ritmo com missa, rodeio e o show da banda Ney.com.

O sábado foi marcado pela cavalgada, que saiu da Agrovila Sol Nascente em direção à Vila Luiz Pereira, seguida de churrasco e premiações. Já à noite, o rodeio continuou e o público se divertiu ao som da dupla Pedro e Viny.

O encerramento, no domingo, teve bingo com cinco novilhas, a final do rodeio, entrega de prêmios e show de uma banda local que fechou a festa em clima de alegria.

Estou muito feliz, com o coração transbordando de alegria por estar aqui, na Assurini, na Vila Luiz Pereira, celebrando junto com vocês. Eu sou assim mesmo: gente da gente. No ano passado, eu estava aqui no meio da festa, dançando, sendo DJ e me divertindo com todos. Hoje faço o mesmo, porque acredito que novos tempos chegaram para a Assurini. Esse evento é importante porque gera emprego e renda. Muita gente está aproveitando para vender seus produtos e isso é valorizar os nossos pioneiros. Tenho certeza de que, no próximo ano, quando realizarmos novamente esta festa, a Vila Luiz Pereira já estará de cara nova, com o asfalto todo recapeado. Quero também destacar que estamos em tratativas para garantir o título de posse aos colonos que têm lote aqui. Assim, eles poderão acessar financiamento, ampliar a produção de cacau, investir na pecuária e fortalecer ainda mais a economia. Nossa administração está cuidando de todas as áreas, e o setor do cacau é uma das nossas prioridades”, afirmou o prefeito de Altamira, Loredan Mello.