Palestra sobre o futuro das cidades amazônicas marca o início do ‘I Encontro Altamira Verde e Sustentável’
Acontece hoje, 17 de setembro, no Centro de Eventos Vilmar Soares, a abertura do ‘I Encontro Altamira Verde e Sustentável – Cidade Viva e Territórios Conectados’, considerado o maior evento climático do interior do Pará.

Acontece hoje, 17 de setembro, no Centro de Eventos Vilmar Soares, a abertura do ‘I Encontro Altamira Verde e Sustentável – Cidade Viva e Territórios Conectados’, considerado o maior evento climático do interior do Pará. Até o dia 19, o município será palco de discussões essenciais para o futuro da Amazônia.
Em um ano em que o mundo volta seus olhos para a COP30, a iniciativa ganha ainda mais relevância. O encontro reunirá especialistas, gestores públicos, ribeirinhos, indígenas, pesquisadores e a sociedade civil em um espaço de diálogo e construção coletiva.
Com o tema “Do Urbano ao Rural: Reflorestamento, Justiça Climática e o Futuro das Cidades Amazônicas”, o evento discutirá desde práticas de reflorestamento e soluções verdes até estratégias para mitigar os impactos de grandes obras na região. Questões como justiça climática, bem-estar da população e conectividade dos territórios estarão no centro das discussões.
A programação será ampla e diversificada, com painéis temáticos, oficinas de cocriação, debates sobre produção sustentável e justiça climática, além da Feira da Sociobioeconomia e da Sala da Sustentabilidade.
Também haverá espaços de networking para incentivar trocas de experiências e a formação de parcerias estratégicas. Entre os destaques estão os debates sobre soluções verdes e infraestrutura sustentável para cidades resilientes, o futuro dos territórios amazônicos na relação rural-urbano, justiça climática diante de grandes obras, inclusão produtiva, sustentabilidade territorial e as inovações da bioeconomia e da economia circular.
As oficinas de cocriação vão abordar estratégias de reflorestamento e biodiversidade urbana-rural, planejamento participativo e justiça climática, além de conexões entre campo e cidade voltadas para a produção sustentável e a segurança alimentar.
Altamira, o maior município do Brasil em extensão territorial, abre suas portas para o mundo e mostra que desenvolvimento e preservação podem – e precisam – caminhar juntos.
Na abertura, o grande destaque é a Palestra Magna – “O Futuro das Cidades Amazônicas: Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável”, ministrada pelo professor Dr. Gilberto Rocha, da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O “I Encontro Altamira Verde e Sustentável – Cidade Viva e Territórios Conectados” é uma realização da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente (Semma) e conta com o apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), do Ministry of Foreign Affairs, da Cooperação Alemã Deutsche Zusammenarbeit, do Confinanciado pela União Europeia, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), da Avalia Soluções e do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Serviço:
I Encontro Altamira Verde e Sustentável
Data: 17/09 (Quarta-feira) – Horário: 18h
Local: Centro de Eventos Vilmar Soares
Endereço: Bairro Sudam II, avenida Jader Barbalho, s/n°.
Confira a programação:
17/09 – Quarta-feira
18h: Recepção e credenciamento
18h30: Mesa de abertura
18h50: Apresentação cultural
19h: Palestra Magna – “O Futuro das Cidades Amazônicas: Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável”
20h: Encerramento da solenidade
Artigos Relacionados




Destaques




Mais Lidas




