Vila COP é entregue e reforça infraestrutura de hospedagem para a Conferência do Clima em Belém

Complexo com 405 suítes, áreas de conveniência e serviços será transformado em centro administrativo após a COP30

O Governo do Pará entregou, nesta segunda-feira (3), a Vila COP, espaço que vai hospedar participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro. Localizada na Avenida Brigadeiro Protásio, ao lado do acesso à Blue Zone e ao Hangar, a obra foi executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).

“Damos por entregue este equipamento (Vila COP), que era um dos principais desafios estabelecidos pelas Nações Unidas, de que nós tínhamos a obrigação (de garantir). E mais uma vez cumprindo os prazos, nós estamos hoje abrindo as portas para que a operação do Vila COP possa estar em funcionamento pronto para a chegada dos líderes”, disse o governador Helder Barbalho.

Com área de 19 mil metros quadrados, a Vila COP é composta por seis blocos, sendo cinco destinados à hospedagem e um voltado a serviços. Os blocos habitacionais reúnem 405 suítes equipadas e modernas. Já o bloco de apoio concentra lobby, maleiro, escritórios, salas de reunião, academia, vestiários, quiosques de artesanato e souvenirs, além de áreas de conveniência, restaurante e bar-café, oferecendo conforto, praticidade e bem-estar aos hóspedes credenciados para a Conferência.

“As hospedagens estão voltadas aos chefes de Estado e os seus staffs, que estarão aqui podendo estar localizados no ponto estratégico da cidade. Este local foi pensado no sentido de nós podermos conciliar a solução de hospitalidade próximo ao local do evento para que não necessitasse o deslocamento das delegações, e com isto todos os impactos que estes deslocamentos trazem para a mobilidade da cidade”, afirmou o governador.

A mobília do hotel foi confeccionada e montada pelos custodiados da Unidade de Custódia e Reinserção do Coqueiro (UCRC). A iniciativa integra o programa “Construindo Novas Histórias”, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e simboliza a prática concreta da reinserção social por meio do trabalho.

“A mão de obra foi de apenados do sistema penal, permitindo que a política de ressocialização dos apenados, para que pudessem utilizar desta mão de obra, revertendo na redução da pena destes”, completou o chefe do Executivo estadual. 

Fruto de parceria entre o Governo do Pará e o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional, a Vila COP fica em ponto estratégico da capital, próxima ao Hangar Centro de Convenções da Amazônia e ao Parque da Cidade, o que facilita o deslocamento até a Blue Zone, onde vão ocorrer os principais debates da COP30.  

Após a realização da Conferência, o complexo será transformado em centro administrativo estadual. A medida assegura o uso pleno da infraestrutura e contribui para a modernização da gestão pública, deixando um legado estruturante para Belém e para o Pará.