Altafolia impulsiona vendas e fortalece a economia durante os dias de carnaval em Altamira

Brilho, cor, criatividade e gastronomia geraram renda durante o evento

Enquanto a música embala os foliões no corredor da folia, outro espetáculo acontece nos bastidores da festa: o da geração de renda. No Altafolia, ambulantes e trabalhadores informais comemoram o aumento nas vendas e o fortalecimento do trabalho durante os dias de carnaval em Altamira.

Espalhados ao longo do circuito, vendedores de bebidas, comidas típicas, lanches, adereços e produtos regionais aproveitam o grande público para impulsionar o faturamento. Para muitos, o período representa uma das melhores oportunidades do ano para garantir renda extra e reforçar o orçamento da família.

O evento, está maravilhoso o evento, tem a agradecer a gestão, se não fosse eles a gente não estaria aqui, né. cederam as barracas pra gente, pagamos só a licença, então a gente só tem a agradecer, porque a gente aproveita esses momentos de eventos pra gente poder ganhar mais dinheiro, é uma ajuda a mais na despesa, então aqui a gente só tem a agradecer a gestão municipal, e o meu muito obrigada”, afirmou a autônoma Dila Torres.

Além de ampliar as vendas, o retorno do carnaval fortalece quem vive do comércio informal e depende diretamente de grandes eventos para aumentar a renda.

Está sendo ótimo, né? Estou trazendo a culinária paraense. E agradecer pelo espaço, a prefeitura de Altamira. E dizer que estou aqui, com os sabores paraense, para servir a população. Muito, muito maravilhoso esse retorno. Fazia muito tempo que não tinha carnaval em Altamira, mas está sendo maravilhoso para a gente trabalhar e ganhar um dinheiro a mais”, disse Elionete Monteiro, ambulante contemplada com a barraca doada pela Prefeitura Municipal.

Na área das bebidas, o movimento também reflete o impacto positivo da festa na economia local. Enquanto muitos se divertem, há quem esteja focado em aproveitar a oportunidade para trabalhar e faturar.

Estamos na terceira noite de carnaval. Estamos aqui no Boteco do Castro. Enquanto os outros estão se divertindo, nós estamos trabalhando, ganhando dinheiro e levando alegria para o povão. Só vem conosco aqui no Boteco do Castro que nós estamos doidos para ganhar dinheiro hoje”, comemorou Kaique Araújo.

A variedade de produtos oferecidos mostra como o evento beneficia diferentes perfis de trabalhadores autônomos, que enxergam na programação uma chance concreta de crescimento nas vendas.

A gente é autônomo esse evento é uma boa oportunidade. Nós temos vários drinks, copão, caipirinha, café, frozen, cerveja, água refrigerante. Vem, aproveita a altofolia e apareça aqui na barraca pra comprar com a gente”, contou Rayara Gomes.

O impacto do Altafolia vai além das barracas e ambulantes. Mototaxistas, motoristas de aplicativo, fornecedores e outros prestadores de serviço também sentem o aumento da demanda durante os dias de festa. Com mais pessoas circulando, o dinheiro gira, fortalece pequenos negócios e aquece a economia do município.

Mais do que folia e grandes shows, o Altafolia se consolida como um importante motor de geração de renda, mostrando que o carnaval também é oportunidade, trabalho e desenvolvimento para quem faz da venda diária sua principal fonte de sustento.

O Altafolia 2026 é uma realização da Prefeitura de Altamira e do Instituto de Ciências da Arte, Cultura e Esporte da Amazônia (Icacea), com apoio do Banco do Estado do Pará (Banpará), da Secretaria de Turismo do Pará (Setur) e do Governo do Pará