II Semana Literária fortalece práticas pedagógicas às Salas de Leitura de Altamira
Com o tema “Literatura: vozes para recriar o mundo”, a programação teve como objetivo capacitar, orientar e fortalecer a prática pedagógica, incentivando a leitura e a formação de leitores nas escolas da rede pública.

A II Semana Literária de Altamira, realizada nos dias 17 e 18 de junho, foi um momento marcante de troca de saberes, incentivo à leitura e valorização da literatura no ambiente escolar. Promovida pela Prefeitura Municipal de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Biblioteca Municipal Doris Bulamarqui de Miranda e a Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (UFPA), o evento reuniu professores das Salas de Leitura, diretores, coordenadores e profissionais da educação.
Com o tema “Literatura: vozes para recriar o mundo”, a programação teve como objetivo capacitar, orientar e fortalecer a prática pedagógica, incentivando a leitura e a formação de leitores nas escolas da rede pública.
Para a professora Sirlanda Ramos, responsável pela Sala de Leitura da EMEIF Carlos Soares, o evento trouxe importantes contribuições. “As temáticas aconteceram no tempo certo e o evento foi muito bem organizado. A oficina foi essencial, pois nos fez refletir sobre como, no cotidiano, acabamos colocando a leitura em segundo plano. Aqui, tivemos a oportunidade de renovar e otimizar nossas práticas pedagógicas”, avaliou a docente.
A abertura do evento aconteceu no auditório da Semed, com palestras, rodas de conversa e oficinas ministradas por professores, especialistas e mestres de diversas áreas ligadas à educação e à literatura.
Entre os destaques do primeiro dia, estiveram:
Prof. Esp. Edinaldo Almeida da Silva – “Práticas Literárias como incentivo ao aluno ler, escrever e atuar nas escolas”
Prof.ª Me. Silvane dos Passos Barbosa Araújo – “Por uma Educação Antirracista; Literatura Afrocentrada”
Prof. Me. Jonas de Sousa Neres – “A Sala de Leitura, o Professor e a Formação de Leitores”
Prof.ª Esp. Sheleide Alves de Oliveira – “PNLD Digital e Interativo: como funciona a entrega dos livros pelo Governo Federal”
Prof.ª Esp. Alanna Roberta Fonseca de Souza – Encenação teatral da peça “Chapeuzinho Vermelho”
Prof. Esp. e DJ Tarcísio Max Borges Soares – “A Literatura e o Ensino da Língua Portuguesa com Discos de Vinil”
Prof. Dr. Jairo de Sousa, Prof.ª Ma. Francisca Oliveira e Prof.ª Ma. Adriana Ranzani – Roda de conversa “O Aluno Escritor”
Prof.ª Esp. Daylce Moraes Torres Bôto – “A importância do SAEB: metas projetadas para 2025”
Prof. Me. Welvis da Cruz Neri – “Relato de Experiência: vivência sobre a Estante Mágica”
No segundo dia, as atividades aconteceram na Biblioteca Municipal, com oficinas práticas de catalogação e formação para bibliotecários:
Bibliotecária Rosilene Alves Pereira – “Formação para Bibliotecários”
Rosete Margalhães de Carvalho – Oficina “Teoria de Catalogação de Livros: teoria e prática”
Marcos Leandro da Silva e Itelvia Pereira Reis Araújo – Oficina “Prática de Catalogação de Livros”
A professora Silvane Araújo, da EMEIF Saint’ Claire Passarinho, destacou a relevância da programação.“Foi uma experiência primorosa. Precisávamos tomar conhecimento dos temas abordados. Tudo foi muito pertinente”, ressaltou.
A chefe da Divisão das Salas de Leitura e Bibliotecas, Mercelly Brilhante, também celebrou os resultados da ação. “Este foi um momento importante para fomentar a leitura entre os alunos e valorizar os escritores da nossa região, criando um elo com os professores das salas de leitura.”
Para a secretária municipal de educação, Keila Pedrosa, a Semana Literária reafirma o compromisso da rede com a educação de qualidade. “Neste evento tivemos a oportunidade de compartilhar experiências e fortalecer o trabalho dos professores. Sabemos da importância das Salas de Leitura como espaços essenciais de aprendizagem e transformação”, concluiu.
Texto Por Ascom PMA
Artigos Relacionados




Destaques




Mais Lidas




